Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 14/04/2014
  • 10:57
  • Atualização: 11:10

Prefeitura firma parceira com Twitter para emissão de alertas

Usuários cadastrados receberão postagens sobre situações críticas em Porto Alegre

  • Comentários
  • Correio do Povo e Rádio Guaíba

A Prefeitura de Porto Alegre firma na tarde desta segunda-feira uma parceria com o Twitter para emissão de alertas de emergência. O recurso do microblog, que já está em operação, é destinado a situações de crises e desastres na Capital. Os usuários deverão seguir a conta do Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) – @CEIC_POA – e ativar o serviço. Além da sinalização em destaque na ferramenta, eles receberão mensagens de SMS e e-mail.

Coordenador do projeto POA Digital, Thiago Ribeiro destacou a agilidade que o serviço proporcionará na comunicação entre a Prefeitura e os moradores de Porto Alegre em entrevista à Rádio Guaíba. “O usuário precisa assinar o serviço no Twitter do Ceic. A partir daí, ele começa a receber uma mensagem diferenciada em sua timeline, um SMS e mensagem por e-mail. Isso vai permitir uma conversação ser disseminada em tempo real e nos dará uma agilidade muito grande com o cidadão em momentos de crise”, comentou.

Ribeiro salientou que várias cidades do mundo já usam o serviço de alertas do Twitter. Ele citou como exemplo a queda de uma passarela de pedestres sobre veículos no Rio de Janeiro no início deste ano. “Nos Estados Unidos serve para falar basicamente de questões climáticas. No Brasil, foi usada pela primeira vez no Rio de Janeiro quando teve o acidente na Linha Amarela. Porto Alegre é o segundo município brasileiro a implementar esta ferramenta”, detalhou.

Os moradores de Porto Alegre também poderão ajudar a Prefeitura informando sobre desastres e problemas na cidade. “Será uma grande conversa coletiva e permite uma comunicação dinâmica. As informações passadas pelos usuários serão checadas e depois trabalhadas conforme a necessidade”, afirmou Ribeiro.

O coordenador comentou que o serviço deverá ser utilizado apenas em momentos mais críticos. “O alerta do Twitter precisará de cuidados para não banalizar o sistema. Será usado em situações de exceção. Através do Ceic, a gente tem uma gestão melhor das questões da cidade. Não só do alerta, mas como informar o cidadão.”

Como utilizar

A utilização dos alertas exige uma pré-inscrição. Para isso, os usuários do Twitter podem acessar a página de configuração de alertas da conta, em twitter.com/[nome do usuário]/alertas. Consulte a página de alertas do Ceic em twitter.com/Ceic_PoA/alerts. A partir daí, os seguidores da conta do Ceic poderão receber uma notificação diretamente no seu telefone via SMS ou e-mail. Os usuários do Twitter para iPhone ou do Twitter para Android também receberão uma notificação direto no seu celular.


Bookmark and Share