Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 21/04/2014
  • 09:37
  • Atualização: 09:52

Porto Alegre receberá 2 mil policiais militares para Copa do Mundo

PMs ficarão na Capital de 15 de maio a 15 de julho

Porto Alegre receberá  2 mil PMs durante Copa do Mundo | Foto: ABAMF/ Divulgação / CP

Porto Alegre receberá 2 mil PMs durante Copa do Mundo | Foto: ABAMF/ Divulgação / CP

  • Comentários
  • Rádio Guaíba

Porto Alegre receberá cerca de 2 mil policiais militares (PMs) para reforçar o efetivo da Brigada Militar (BM) – que conta com 26 mil pessoas – durante a realização da Copa do Mundo. Em 15 de maio, os PMs desembarcam na Capital e devem permanecer até 15 de julho.

Se a quantidade de turistas diminuir, no entanto, os PMs devem retornar de forma gradativa para as cidades de origem. De acordo com o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Mello, a medida é semelhante às ações de reforço realizadas durante a Operação Golfinho. “Nós buscamos este efetivo (do Interior) para trabalhar tanto na questão do policiamento ostensivo normal quanto na questão das manifestações. Os PMs também vão atuar no acolhimento dos turistas”, explicou o coronel.

Os PMs serão retirados de municípios que contam com os maiores efetivos, como Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. Contudo, o coronel Silanus garante que não haverá falta de segurança nas cidades que cederem policiais à Capital. “A gente está fazendo um planejamento aos moldes da Operação Golfinho que prevê que não ocorra essa fragilidade nos municípios onde serão retirados estes policiais”, assegurou.

O subcomandante-geral da BM adiantou que parte do efetivo selecionado já passou por treinamentos em Montenegro. O restante irá passar por testes de qualificação durante a semana. O perfil para a seleção dos PMs também levou em conta o domínio de línguas. O coronel ressaltou que a maioria dos policiais domina o espanhol e vário também falam inglês e francês.

Bookmark and Share