Correio do Povo

Porto Alegre, 23 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
17ºC
Amanhã
14º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/05/2014 16:06 - Atualizado em 02/05/2014 16:29

Anvisa reprova quase um terço dos restaurantes em Porto Alegre

Pesquisa para Copa do Mundo fiscalizou 77 estabelecimentos na Capital

Resultado da Categorização dos Estabelecimentos ocorreu nesta sexta<br /><b>Crédito: </b> Wilson Dias / Agência Brasil / CP
Resultado da Categorização dos Estabelecimentos ocorreu nesta sexta
Crédito: Wilson Dias / Agência Brasil / CP
Resultado da Categorização dos Estabelecimentos ocorreu nesta sexta
Crédito: Wilson Dias / Agência Brasil / CP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou 32,5% dos restaurantes avaliados em Porto Alegre em pesquisa para a Copa do Mundo. Conforme o órgão regulador, os estabelecimentos sequer chegaram a ser classificados, em função do excesso de falhas. O levantamento ocorreu em 11 das 12 cidades-sede do Mundial. Na Capital, foram 77 comércios fiscalizados pela agência.

A Anvisa colocou na Categoria B 26% dos restaurantes da Capital. A classificação significa que eles atendem à maior parte dos itens exigidos na lista de verificações higiênico-sanitárias, ainda que registrem irregularidades. Outros 37,6% foram avaliados na Categoria C, com ainda mais pendências a serem sanadas. Só 3,9% cumpriram na integridade a legislação e ganharam letra A.

O resultado é parte do primeiro ciclo da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação, divulgado nesta sexta-feira. Salvador é a única cidade-sede que não participou da inspeção. Já no Aeroporto Salgado Filho, que teve resultados divulgados em separado, 5,5% dos bares e restaurantes foram classificados na categoria A, 89% na B e 5,5% na C. Nenhum foi reprovado.

O diretor de Gestão da Anvisa, Ivo Kukaresky, explicou que todos os estabelecimentos enquadrados nas três categorias por letra podem ser usados pela população com segurança. Ele lembrou que a avaliação feita pela agência não está relacionada ao preço cobrado ou à qualidade do sabor do alimento. “Avaliamos apenas a segurança sanitária”, resumiu. Segundo ele, o próximo passo é orientar os estabelecimentos sobre as correções a serem adotadas já que, após a divulgação do segundo ciclo de categorização, os selos vão começar a ser fixados nos restaurantes.

O resultado final da avaliação deve ser divulgado no fim do mês, quando os estabelecimentos começarem a receber o selo de classificação. Além das 11 cidades-sede, a Anvisa avaliou 13 municípios considerados de potencial turístico, como Gramado e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Em Gramado, 35 estabelecimentos participaram do levamento. Foram 77,1% avaliados com a categoria A e 22,9% com a categoria B. Em Pelotas, 52 foram analisados, com 23% categorizados com a letra A, 71% com a B, 4% com a C e 2% foram reprovados.

Bookmark and Share


Fonte: Ricardo Pont / Rádio Guaíba, com Agência Brasil






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.