Correio do Povo

Porto Alegre, 20 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
16ºC
Amanhã
12º 28º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

05/05/2014 08:31 - Atualizado em 05/05/2014 08:46

Juan Carlos Varela é novo presidente do Panamá

Opositor venceu eleições com 39% dos votos

Opositor venceu eleições com 39% dos votos <br /><b>Crédito: </b> Rodrigo Arangua / AFP / CP
Opositor venceu eleições com 39% dos votos
Crédito: Rodrigo Arangua / AFP / CP
Opositor venceu eleições com 39% dos votos
Crédito: Rodrigo Arangua / AFP / CP

O opositor Juan Carlos Varela prometeu um governo de unidade, justiça social e de luta contra a corrupção, após a vitória no domingo nas eleições do Panamá, um duro revés para o governo de Ricardo Martinelli, que estimulou grandes obras de infraestrutura de benefício duvidoso.

Varela, do conservador Partido Panamenho e atual vice-presidente do país, que virou um férreo opositor de Martinelli, venceu as eleições com 39% dos votos, sete pontos a mais que o governista José Domingo Arias, da Mudança Democrática, após a apuração de 80% das urnas, anunciou o Tribunal Eleitoral. "A época do confronto, a época do desrespeito fica para a história. E vem um governo humano, um governo de consenso, um governo de unidade nacional", disse Varela para centenas de seguidores, que gritavam "o povo primeiro", em um hotel da capital.

Os primeiros cumprimentos do exterior vieram da Colômbia e da Venezuela, cujo governo rompeu as ligações com o governo de Martinelli com acusações de interferência na crise venezuelana.

Varela, empresário do setor de licores de 50 anos, aparecia na maioria das pesquisas em terceiro lugar, atrás de Arias e do opositor social-democrata Juan Carlos Navarro, que recebeu 27,6% dos votos. "Vamos fazer uma oposição construtiva, seguir trabalhando para que este país siga no caminho que já marcamos", disse Arias, ao admitir a derrota.

Mas a maior surpresa ficou para Martinelli. A esposa do atual presidente era candidata na chapa de Arias. "Eu conheço o candidato (Varela) e verdadeiramente "Deus tenha piedade'", afirmou Martinelli, sem esconder a surpresa com a derrota de seu candidato.

Bookmark and Share


Fonte: AFP






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.