Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
17º 24º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

07/05/2014 23:00 - Atualizado em 07/05/2014 23:50

Ar frio avança nesta quinta e deve provocar chuva na Metade Norte

RS deverá registrar queda na temperatura e seguir com nevoeiros pela manhã

Massa de ar mais frio avança pelo Rio Grande do Sul a partir do Sul nesta quinta-feira. Ao encontrar ar mais quente e úmido que cobre a Metade Norte do Estado deve estimular a formação de nuvens e chuva em vários pontos. Não se afasta chuva forte localizada e até ocasional granizo.

Mesmo assim, o sol aparece, principalmente em pontos do Sul e do Oeste e em aberturas nas demais áreas do Rio Grande do Sul. Ainda se espera nevoeiro localizado ao amanhecer. A temperatura começa a declinar com queda mais acentuada à noite.

As mínimas rondam os 10°C em São José dos Ausentes e os 11°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em municípios como Uruguaiana e Alegrete. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 21°C.

As condições atmosféricas determinaram uma piora da qualidade do ar na Grande Porto Alegre nesta semana. Como é de se esperar em período de chuva escassa, vento calmo a fraco, abundante nebulosidade e ainda formação de nevoeiro, a dispersão na atmosfera de material particulado fica mais dificultada, o que deteriora a qualidade do ar.

É o que mostram dados de estações monitoradas pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) na Região Metropolitana. Para informar a qualidade do ar é utilizado um índice chamado IQAr. Valores entre 0 e 50 indicam boa qualidade (seguro à saúde), mas entre 50 e 100 é apenas regular (tolerável).

A estação de monitoramento ambiental de Canoas, operada pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), que vinha indicando valores ao redor de 30, desde segunda-feira aponta IQAr acima de 50. Os índices informados foram 51 na segunda-feira, 52 na terça e um salto para 69 nesta quarta. A chuva deve colaborar para melhorar a qualidade do ar, à medida que “limpa” a atmosfera.

Bookmark and Share

Fonte: MetSul






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.