Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 09/05/2014
  • 07:35
  • Atualização: 08:08

Putin elogia patriotismo russo na comemoração da vitória na 2ª Guerra Mundial

Desfile militar foi organizado este ano como uma demonstração de força militar

  • Comentários
  • AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, elogiou nesta sexta a "força triunfal do patriotismo russo" no tradicional desfile militar que comemora a vitória soviética em 1945 contra a Alemanha nazista, em plena crise com a Ucrânia. "Todos sentimos de maneira especial o que significa ser fiel à pátria e como é importante defender seus interesses", afirmou em um discurso na Praça Vermelha de Moscou para as tropas e os veteranos da Segunda Guerra Mundial.

O desfile militar foi organizado este ano como uma demonstração de força militar e teve a participação de 11 mil soldados. De acordo com alguns meios de comunicação, Putin viajaria depois do evento para a cidade crimeia de Sebastopol, para participar nas cerimônias que recordam a libertação da localidade dos nazistas há 70 anos. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, lamentou que Putin utilize os festejos em homenagem à vitória aliada durante a Segunda Guerra Mundial para fazer sua primeira visita à Crimeia. Até o momento, Moscou confirmou a presença de Putin em 6 de junho na celebração dos 70 anos do desembarque aliado na Normandia (França), onde encontrará com o presidente americano, Barack Obama, e com Merkel.

.A Rússia comemora todos os anos a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial em 9 de maio, um dia depois das cerimônias nos países ocidentais. O regime nazista assinou a rendição no fim da noite de 8 de maio, quando em Moscou já era 9 de maio em consequência do fuso horário.

Bookmark and Share


TAGS » Rússia, Putin