Porto Alegre, sexta-feira, 21 de Novembro de 2014

  • 13/05/2014
  • 21:02
  • Atualização: 00:33

Sobe para 201 o número de mortos em explosão de mina na Turquia

Acidente ocorreu durante troca de turno dos trabalhadores, no Oeste do país

Explosão em mina matou pelo menos 157 na Turquia | Foto: Bulent Kilic / AFP / CP

Explosão em mina matou pelo menos 157 na Turquia | Foto: Bulent Kilic / AFP / CP

  • Comentários
  • Agência Brasil

Pelo menos 201 trabalhadores morreram e 75 ficaram feridos nesta terça-feira após a explosão de uma mina de carvão na província de Manisa, Oeste da Turquia. O acidente aconteceu em uma mina perto da cidade de Soma, durante a troca de turno dos trabalhadores.

Há centenas de pessoas soterradas. Meios de comunicação locais e a imprensa internacional apresentam dados diferentes sobre o número de soterrados, variando entre 200 e 300 pessoas. O governo turco ainda não divulgou informações sobre o número de mineiros soterrados. Equipes de resgate conseguiram retirar do local cerca de 50 trabalhadores com vida.

O ministro de Energia da Turquia, Taner Yildiz, disse que a explosão aconteceu a 200 metros de profundidade, a 2 quilômetros da entrada da mina, após um incêndio provocado por uma falha elétrica. A mina pertence à Companhia Mineira de Carvão de Soma, que emprega 6,5 mil trabalhadores. As equipes estão bombeando oxigênio dentro da mina, para conter o incêndio que ainda não foi totalmente controlado. Dezenas de parentes e colegas de trabalho dos mineiros soterrados se concentram em hospitais da cidade de Soma, em busca de informações.

O presidente da Turquia, Abdullah Gul, declarou que o governo não “poupará esforços e utilizará todos os recursos estatais para resgatar os mineiros que permanecem soterrados". O desastre já é considerado um dos piores no país, desde uma explosão de gás em 1992, que causou a morte de 270 trabalhadores próximo do Porto do Mar Negro de Zonguldak, no Norte do país.

Bookmark and Share