Correio do Povo

Porto Alegre, 30 de Agosto de 2014


Porto Alegre
Agora
24ºC
Amanhã
14º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

17/05/2014 15:27 - Atualizado em 17/05/2014 16:42

Hospital em Osório estava sem alvará contra incêndio

Explosão de transformador provocou incêndio no prédio e forçou evacuação de pacientes

Hospital em Osório estava sem alvará contra incêndio<br /><b>Crédito: </b> Tarsila Pereira
Hospital em Osório estava sem alvará contra incêndio
Crédito: Tarsila Pereira
Hospital em Osório estava sem alvará contra incêndio
Crédito: Tarsila Pereira

A direção do Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, em Osório, no Litoral Norte, confirmou na tarde deste sábado que o local não tem alvará de prevenção e combate a incêndio. Em entrevista coletiva após a explosão de um transformador de energia elétrica provocar um incêndio no prédio, o Hospital informou que Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) está em fase final de aprovação.

Conforme o presidente do Hospital São Vicente, Francisco Moro, o PPCI está sendo elaborado há mais de dois anos e havia uma grande preocupação da direção em relação a isso. O plano estava na reta final de ser aprovado e, segundo Moro, dependeria apenas deste documento para a instituição obter o alvará contra incêndios.

Uma perícia deve ser realizada ainda neste sábado no local. O trabalho deverá verificar qual foi a causa ou dispositivo que tenha falhado na parte elétrica. Enquanto isso, os 77 pacientes evacuados do São Vicente de Paulo foram encaminhados a outros hospitais, em Tramandaí, Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Torres e Porto Alegre. Provisoriamente, o município vai ampliar para tempo integral o funcionamento do posto local. O efetivo e recursos do hospital servirão para ajudar no atendimento médico do posto.

Conforme o Hospital, a evacuação dos pacientes demorou cerca de 40 minutos e mobilizou ambulâncias de todo o Litoral Norte. Ninguém ficou ferido. O incidente no gerador elétrico gerou um incêndio no segundo andar do prédio. Por volta das 11h15min, duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Osório já haviam combatido as chamas, com apoio da Polícia Civil e Brigada Militar.

O incidente

O hospital havia sido reformado há pouco tempo. Levantamento preliminar indica que a sala de raio-x e alguns leitos do hospital pegaram fogo. A área foi isolada, pois há a possibilidade de uma contaminação radioativa. A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, informou que um grupo de trabalho foi instalado para avaliar a situação e calcular os prejuízos.

Pouco antes do incidente, o governador Tarso Genro visitou o local para realizar a entrega formal de novos equipamentos bancados pelo Estado, como incubadoras, berços aquecidos, oxímetros, carro de emergência e mobiliário. O investimento do governo foi de R$ 725,2 mil.

* Com informações da repórter Cíntia Marchi

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.