Porto Alegre, quinta-feira, 18 de Dezembro de 2014

  • 17/05/2014
  • 18:05
  • Atualização: 19:13

Jovem dá a luz a menina durante incêndio em hospital de Osório

Instituição foi evacuada após explosão em transformador de energia elétrica

  • Comentários
  • Cíntia Marchi / Correio do Povo

Uma jovem de 25 anos deu à luz a uma menina durante o incêndio ocorrido na manhã deste sábado no Hospital Beneficente São Vicente de Paulo em Osório, no Litoral Norte. Daiane da Silva Messaggio havia passado a noite na instituição e o parto iria ocorrer por volta das 9h, horário em que o prédio estava sendo evacuado devido à explosão em um transformador nas proximidades. O Corpo de Bombeiros decidiu manter a energia elétrica ligada para a realização do procedimento.

A cesariana foi realizada rapidamente, segundo a família da gestante durou minutos. Ágata, filha de Daiane e Luiz Edson Kraus de Souza, 25 anos, nasceu saudável. Mãe e bebê foram transferidas para o hospital de Tramandaí. O pai estava aliviado, porque a mulher e a filha – segunda do casal – estavam bem. Souza lamentou, no entanto, que Osório ficou sem hospital. Ele contou ainda que a menina pode ganhar um segundo nome, Vitória, em razão de ter nascido de forma inusitada.

Em entrevista coletiva à tarde, o hospital informou que o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) está em fase final de aprovação. Conforme o presidente da instituição, Francisco Moro, o PPCI está sendo elaborado há mais de dois anos e havia uma grande preocupação da direção em relação a isso. O plano estava na reta final de ser aprovado e, segundo Moro, dependeria apenas deste documento para a instituição obter o alvará contra incêndios.

Os 77 pacientes evacuados do São Vicente de Paulo foram encaminhados a hospitais em Capão da Canoa, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí. Provisoriamente, o município vai ampliar para tempo integral o funcionamento do Posto de Saúde Dr. Flávio Silveira. O efetivo e recursos do hospital servirão para ajudar no atendimento médico da unidade. 

O incêndio


O Hospital Beneficente São Vicente de Paulo havia sido reformado havia pouco tempo. Levantamento preliminar indica que a sala de raio-x e alguns leitos do hospital pegaram fogo. A área foi isolada, pois havia a possibilidade de uma contaminação radioativa. A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, informou que um grupo de trabalho foi instalado para avaliar a situação e calcular os prejuízos.

Pouco antes do incêndio, o governador Tarso Genro visitou o local para realizar a entrega formal de novos equipamentos bancados pelo Estado, como incubadoras, berços aquecidos, oxímetros, carro de emergência e mobiliário. O investimento do governo foi de R$ 725,2 mil.

Bookmark and Share


TAGS » Saúde, Geral, Osório