Porto Alegre, sábado, 25 de Outubro de 2014

  • 20/05/2014
  • 00:00
  • Atualização: 00:08

RS terá madrugada gelada e predomínio de sol nesta terça-feira

Ar frio deve avançar sobre o Estado no fim da semana, com chance de geada

  • Comentários
  • Metsul

O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, mas a nebulosidade deve começar a aumentar no Estado. Espera-se maior incremento na cobertura de nuvens nas Metades Oeste e Sul. O dia começa ainda frio na maioria das regiões.

No Sul do Estado, a presença de nuvens pode frustrar um resfriamento maior. Mantém-se a possibilidade de formação de nevoeiro localizado nas primeiras horas do dia em diversos pontos. Apesar do começo de dia frio, as marcas nos termômetros se elevam e a tarde vai ser agradável.

As mínimas podem alcançar gelados 3°C em São José dos Ausentes e 5°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem atingir 26°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 22°C.

Diversas cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul tiveram a madrugada mais fria do ano até agora, nessa segunda-feira. Caso de Porto Alegre, que amanheceu com 8,9ºC no Lami, na zona Sul da cidade, e 9,2ºC na Lomba do Pinheiro, bairro da zona Leste.

A menor marca do ano também ocorreu em Pelotas, que teve apenas 5,5ºC no Cpmet/Ufpel. A mínima foi em Morro Redondo, onde a estação meteorológica da MetSul apontou 4,8ºC. Como era esperado, o frio foi mais intenso na Campanha e no Sul gaúcho, já que a massa de ar frio está com limitada atuação na Metade Norte do Estado, onde se encontram as áreas de maior altitude e que seriam as mais propícias às menores mínimas.

Para o final desta semana existe a possibilidade de uma outra massa de ar polar. Os modelos de previsão rodados em supercomputadores ainda se dividem quanto à força desta erupção de ar polar. Uns apontam fraca massa de ar polar e outros projetam uma forte, o que é o caso do Europeu (reputado o modelo mais confiável do mundo) e que é utilizado acima na elaboração da tendência de sete dias para Porto Alegre.

Conforme o modelo rodado no Centro Meteorológico Europeu, esfriaria muito na sexta-feira e o fim de semana teria no Rio Grande do Sul madrugadas gélidas e com chance de geada na maioria das regiões.

Bookmark and Share