Porto Alegre, segunda-feira, 24 de Novembro de 2014

  • 20/05/2014
  • 15:55
  • Atualização: 16:02

Anac aprova equipamento antineblina no Salgado Filho

Data para a liberação do uso efetivo do equipamento segue indefinida

  • Comentários
  • Samantha Klein / Rádio Guaíba

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a instalação dos aparelhos que vão reduzir em 30% os problemas com nevoeiro no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O relatório realizado pelos técnicos da Anac após a última vistoria, realizada dez dias atrás, não apontou qualquer problema no equipamento antineblina ILS CAT 2.

Porém, ainda não há data exata para a liberação do uso efetivo em voos no terminal. A expectativa é de que o equipamento seja liberado às vésperas da Copa do Mundo. A Infraero ainda precisar expedir documentos que certifiquem a viabilidade da operação. A etapa burocrática deve ser concluída nos próximos dias. Na última semana, o aeroporto ficou fechado em três oportunidades.

O Salgado Filho ficou sem operações de pousos e decolagens por 200 horas nos últimos dois anos. Somente em 2013 foram 120 horas de terminal inoperante. Com a instalação do novo equipamento antineblina, o piloto consegue aterrissar com 350 metros de visibilidade horizontal e 30 metros de visão vertical. Atualmente, os pilotos dependem de mais que o dobro dessa visibilidade para partir ou chegar.

Bookmark and Share