Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 23/05/2014
  • 00:49
  • Atualização: 00:55

RS segue com muita umidade, mas sol aparece gradualmente

Sexta-feira terá um pouco de frio e máximas abaixo dos 20°C

  • Comentários
  • Metsul

A umidade ainda é predominante em partes da Metade Norte nesta sexta-feira, mantendo a presença das nuvens com chance de chuva, sobretudo, no começo do dia. Há possibilidade de nevoeiros nessas regiões. Já nas áreas da Metade Sul o ingresso de massa ar seco e frio propicia o retorno gradual do sol desde cedo.

O amanhecer terá um pouco de frio e a tarde pouca elevação térmica devido ao predomínio do vento sul. No Centro e Norte, a temperatura mínima poderá se dar à noite devido ao avanço do ar polar.

As mínimas rondam os 7°C em São José dos Ausentes e 8°C em Vacaria e Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, podem atingir 17°C em Santa Rosa e no Litoral Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 16°C.

Comparando o desvio mensal de precipitação de maio de 2013 e 2014, é possível notar que neste ano a chuva já está acima da média em grande parte do território gaúcho com destaque para as áreas do Centro, Norte e Noroeste. Em alguns municípios, os volumes já ultrapassam em 200 mm a média histórica do mês inteiro e ainda restam mais 8 dias até o fim do mês.

Essa diferença no regime de chuva se deve, em parte, à variabilidade climática normal que o Estado tem, mas com certeza o comportamento dos oceanos, independentemente da atuação de episódios de El Niño ou La Niña, tem importante contribuição na distribuição da precipitação

Bookmark and Share