Correio do Povo

Porto Alegre, 3 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
14º 21º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

23/05/2014 15:07 - Atualizado em 23/05/2014 17:28

Justiça Federal condena 29 pelo processo da Operação Rodin

Réus foram responsabilizados por dano de R$ 90,6 milhões no Detran de Santa Maria

A Justiça Federal de Santa Maria divulgou, no começo da tarde desta sexta-feira, a sentença do processo relativo à Operação Rodin, sobre fraudes no setor do trânsito. Foram condenados 29 réus a penas que variam entre dois e 38 anos de prisão, além de multa. Todos os condenados foram responsabilizados, solidariamente, e terão de devolver ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) a quantia de R$ 90,6 milhões, montante mínimo do dano causado ao erário público, devidamente atualizado.

Veja a lista de condenados


O juiz Loraci Flores de Lima, da 3ª Vara Federal de Santa Maria, decretou ainda a perda do cargo público e da aposentadoria de cinco réus que ocupavam cargos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e no Detran-RS à época dos fatos. Três pessoas foram absolvidas de todas as acusações. Contra a sentença cabe recurso de apelação, que será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.

A sentença, proferida nessa quinta-feira com 1.860 folhas, analisou 30 fatos atribuídos a 32 réus. Aos denunciados foi imputada a prática dos crimes de dispensa indevida de licitação; corrupção ativa e passiva; peculato; concussão; extorsão; falsidade ideológica; supressão de documento e formação de quadrilha.

As investigações, que se iniciaram no ano de 2007, trataram do desvio de recursos públicos do Detran nos contratos firmados com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec) e a Fundação Educacional e Cultural para o Desenvolvimento e o Aperfeiçoamento da Educação e da Cultura (Fundae), vinculadas à UFSM. No período de 2003 a 2007 ambas foram contratadas pelo órgão estadual para realizar os exames teóricos e práticos de direção veicular para fins de expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Bookmark and Share

Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.