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28/05/2014 21:59 - Atualizado em 28/05/2014 22:11

Primeiro dos 15 novos trens da Trensurb chega a Porto Alegre

Novas composições terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais

Primeiro dos 15 novos trens da Trensurb chega à Porto Alegre<br /><b>Crédito: </b> Reprodução / CP
Primeiro dos 15 novos trens da Trensurb chega à Porto Alegre
Crédito: Reprodução / CP
Primeiro dos 15 novos trens da Trensurb chega à Porto Alegre
Crédito: Reprodução / CP

O primeiro dos 15 novos trens da Trensurb, cada um composto de quatro vagões, chegou a Porto Alegre nesta noite e será entregue à Trensurb amanhã, a partir das 7h. As novas composições foram adquiridas junto ao consórcio FrotaPoa. Os quatro caminhões que transportaram cada um dos carros do trem partiram de São Paulo na noite de sexta-feira, após liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

“É a primeira aquisição de frota desde a inauguração da linha, um marco importante da história da empresa”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. O custo de cada um dos 15 trens está orçado em R$ 14,7 milhões. O valor global atualizado do empreendimento – conforme reajuste anual previsto em contrato – é de R$ 256,8 milhões.

As novas composições terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, painéis com mapa dinâmico da linha, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas. Como também a possibilidade de acoplamento, tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.

Chegada e testes


Os caminhões que transportam o trem irão acessar o pátio de manutenção da empresa, no bairro Humaitá, até o início desta madrugada, e descarregar cada um dos carros na oficina da empresa, onde eles serão içados por uma ponte rolante e preparados para o início dos trabalhos de acoplamento. Nos dois primeiros dias, acontecerá o acoplamento mecânico e elétrico dos carros e, depois disso, iniciam-se os testes estáticos dentro da oficina. O objetivo é analisar as funcionalidades de todos os sistemas e subsistemas elétricos do trem. O prazo para essa fase é de duas semanas.

Depois disso, começam a ser realizados testes dinâmicos, inicialmente apenas dentro do pátio da empresa, com deslocamento em baixa velocidade e, posteriormente, o novo trem passa a circular na via, sem passageiros, em um trecho em Novo Hamburgo. Os testes dinâmicos devem durar pelo menos 60 dias. Serão realizadas as avaliações de tração, frenagem, sinalização e segurança.

A fase seguinte, que deve levar cerca de 15 dias, será de testes com trens acoplados. O segundo veículo deve chegar em aproximadamente duas semanas.

Os parâmetros funcionais, operacionais e de segurança obtidos através dos testes dos dois primeiros trens serão aplicados aos demais veículos, fazendo com que o período de testes seja mais curto para eles. Até janeiro de 2015, todos os 15 trens serão recebidos pela Trensurb com intervalos de 15 a 20 dias entre cada entrega.

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Fonte: Jézica Bruno / Correio do Povo






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