Porto Alegre, sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

  • 05/06/2014
  • 00:42
  • Atualização: 00:44

Instabilidade toma conta do RS, com chance de chuva forte e granizo

Quinta-feira encaminha sequência de dias de muita precipitação no Estado

  • Comentários
  • Metsul

O tempo instável predomina e muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta quinta. Chove na maior parte do Estado no decorrer do dia. A chuva tende a se concentrar mais do Centro para o Norte gaúcho, com risco de precipitação localmente forte e granizo.

No Sul e no Oeste podem ocorrer melhorias. Ar mais quente e úmido impede o frio dos últimos dias e a temperatura terá variação pequena no Estado em consequência do quadro de instabilidade. A umidade relativa do ar se manterá alta, com formação de nevoeiro em trechos de Serra da Metade Norte.

As mínimas podem chegar a 5°C em São José dos Ausentes e 7°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, devem atingir 19°C em Santa Rosa e no Litoral Norte. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 18°C.

O Rio Grande do Sul experimentou até esta quarta-feira uma sequência de madrugadas geladas, por conta de massa de ar seco e frio. Foi o sexto dia em 2014 com registro de marcas negativas no Estado, com -2,7ºC em São José dos Ausentes. Porto Alegre e cidades da região metropolitana amanheceram com marcas abaixo de 5ºC.

O tempo, contudo, começou a mudar ainda com pancadas de chuva, trovoadas e até granizo no interior. Foi o início do período de instabilidade que deve se prolongar até domingo. O fim de semana preocupa. Modelos por computador divergem bastante quanto aos possíveis volumes, mas alguns indicam acumulados de chuva muito altos, sobretudo no domingo, suficientes para trazer alagamentos e subida de rios. Os maiores volumes se dariam do Centro para o Norte do Estado.

Bookmark and Share


TAGS » Chuva, Granizo, Geral