Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 07/06/2014
  • 00:10
  • Atualização: 00:13

RS deve ter quarto dia seguido com chuva neste sábado

Instabilidade segue no domingo e acumulados geram preocupação de cheias

  • Comentários
  • Metsul

O sábado deve ser o quarto dia seguido com registro de chuva no Rio Grande do Sul. Vai ser uma jornada de muitas nuvens no Estado, com precipitação na maioria das regiões no decorrer do período. A instabilidade tende a ser maior na Metade Norte, onde pode chover forte em alguns pontos com risco de trovoadas e granizo isolado.

Na Metade Sul, a chuva vai ser mais irregular. Podem ocorrer intervalos de melhoria, com aberturas localizadas. Já a umidade segue bastante alta e, com ingresso de ar mais quente, paredes e pisos ficarão muito úmidos ou molhados.

As mínimas podem chegar a 9°C em Bagé e 10°C em Santana do Livramento. As máximas, por sua vez, devem atingir 21°C. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 20°C.

A MetSul Meteorologia alerta para significativo episódio de chuva neste fim de semana no Sul do Brasil com acumulados em algumas áreas extremamente altos. O pior cenário é esperado em Santa Catarina e no Paraná. Pontos destes dois estados, sobretudo mais a Oeste, podem ter 100 mm a 200 mm ou até mais localmente.

É alto o risco de transbordamento de rios e arroios, deslizamentos de terra e queda de barreiras. O Rio Iguaçu deve ter cheia e as cataratas podem apresentar incrível vazão semana que vem. Aqui no Estado, o risco de chuva forte é para a Metade Norte, sobretudo no Médio e Alto Uruguai e nos Campos de Cima da Serra, onde os volumes podem bater 100 mm ou superar.

Com a chuva já precipitada e a que vai cair, atenção para queda de barreiras e risco de cheias de rios na Metade Norte como Caí, Taquari, Antas, Uruguai, Pelotas, Ijuí, etc. O Taquari já registra cheia na região do vale.

Bookmark and Share