Correio do Povo

Porto Alegre, 26 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
7ºC
Amanhã
17º


Faça sua Busca


Notícias > Polícia

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

13/06/2014 21:34 - Atualizado em 13/06/2014 22:09

BM usará blindado com canhões d'água em protestos

Veículo que pode atingir alvos a 60 metros de distância deve chegar a Porto Alegre semana que vem

Canhão de água do veículo pode atingir alvos a 60 metros de distância
Crédito: Brigada Militar/Divulgação CP

O caminhão dotado de canhão de jato d´água, que será usado para conter manifestantes durante atos de violência e vandalismo nos protestos de rua, deve chegar no início da próxima semana para a Brigada Militar. Três policiais militares estão em treinamento para operá-lo na Steel Truck Indústria e Comércio, de Itaquaquecetuba, em São Paulo. Efetivos de outros estados também participam da capacitação nos 15 blindados produzidos pela fábrica sob encomenda do Ministério da Justiça para serem destinados às 12 cidades-sedes da Copa do Mundo.

Cada blindado terá as cores e logotipos definidos por cada uma das corporações beneficiadas. Na Brigada Militar, ele ficará com o 1º Batalhão de Operações Especiais (1º BOE), em Porto Alegre. Caso a entrega se confirme, o veículo já poderá ser empregado para “esfriar” os ânimos de eventuais vândalos em manifestações contra a Copa na Capital. No futuro, o 2º BOE de Santa Maria e o 3º BOE de Passo Fundo também poderão ter os seus blindados.

O blindado suporta tiros de fuzil. Com 20 toneladas de peso, o veículo possui blindagem até nos vidros e pode transportar cerca de 4 mil litros de água. O alcance do jato chega a 60 metros de distância. No tanque d´água poderá ser adicionada anilina ou pimenta. No caso da tinta, o objetivo é marcar as roupas dos autores das depredações e agressões para que sejam facilmente detidos.

O veículo tem escotilhas laterais para disparo de granadas de efeito moral e de gás lacrimogêneo. As janelas são gradeadas e o veículo tem tração 6x4 para transpor terrenos difíceis. O motor com 400 cavalos de potência pode levar o veículo a 120 km/h. A capacidade total de transporte é de 21 policiais militares, incluindo o motorista, operador do canhão d´água e da tropa de choque.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.