Correio do Povo

Porto Alegre, 31 de Julho de 2014


Porto Alegre
Agora
13ºC
Amanhã
16º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Internacional

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

15/06/2014 18:22 - Atualizado em 15/06/2014 18:24

Unesco discute escolha de novos monumentos para patrimônio mundial

Encontro no Catar irá até o dia 25 de junho

Trilha Inca é uma das candidatos<br /><b>Crédito: </b> Ernesto Benevides / AFP / CP
Trilha Inca é uma das candidatos
Crédito: Ernesto Benevides / AFP / CP
Trilha Inca é uma das candidatos
Crédito: Ernesto Benevides / AFP / CP

Cerca de 30 sítios e monumentos de todo o mundo são candidatos a patrimônio mundial, em encontro do Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que começou neste domingo em Doha, no Catar, e irá até o dia 25.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco iniciou a análise de 34 novas candidaturas internacionais. Uma delas refere-se ao Qhapaq Nan, um sistema de trilhos usados pelos incas, com mais de 30 mil quilômetros de extensão e que abrange seis países: a Argentina, Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador e Peru.

São ainda candidatas a Chauvet-Pont-d'Arc Cave, uma gruta na região de Ardèche (França), que apresenta mais de mil pinturas feitas há mais de 30 mil anos, o templo Rani-ki-Vav (Índia), a cidadela de Erbil, no Curdistão iraquiano, assim como a paisagem vinícola de Langhe-Roero e Monferrato, em Piémont (Itália), e as falésias de Stevns (Dinamarca).

O Comitê da Unesco vai ainda avaliar o patrimônio que poderá estar em risco ou ameaçado, como o Palácio de Westminster, em Londres (Reino Unido), e a Grande Barreira de Coral australiana.

Na abertura da reunião do comitê, o país anfitrião, o Catar, anunciou a doação de US$ 10 milhões para as regiões que tenham patrimônio ameaçado por conflitos ou catástrofes naturais.

Bookmark and Share

Fonte: Agência Brasil





» Tags:Unesco

O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.