Porto Alegre, sexta-feira, 28 de Novembro de 2014

  • 20/06/2014
  • 19:45
  • Atualização: 01:00

Anac libera uso de sistema antineblina do aeroporto Salgado Filho

Terminal de Porto Alegre registrou dezenas de cancelamentos com nevoeiros em 2014

Terminal registrou dezenas de cancelamentos com nevoeiros em 2014 | Foto: André Ávila

Terminal registrou dezenas de cancelamentos com nevoeiros em 2014 | Foto: André Ávila

  • Comentários
  • Correio do Povo

Depois de conviver com sequência de atrasos no último mês, o Aeroporto Salgado Filho finalmente teve aprovado o uso do sistema para operar com baixa visibilidade em Porto Alegre. O Sistema de Orientação e Controle da Movimentação no Solo (SCOMS) apresentado pela Infraero foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também a utilização dos procedimentos contidos no SCOMS, observados na simulação realizada no último dia 13 de junho.

Com essa aprovação, o Aeroporto está apto a operar com o ILS CAT II (Instrument Landing System – ILS Categoria II), sistema de aproximação de aeronaves em baixa visibilidade. A agência constatou que o operador atendeu às condicionantes da Decisão nº. 75/2014 da Diretoria da Agência, que aprovou, em 11/06, a isenção de requisitos para o processo de homologação do ILS-CATII no Aeroporto. Conforme nota oficial, "o processo de homologação da Anac observou padrões necessários para manter o nível de segurança das operações, tendo em vista as peculiaridades de pista do aeroporto".

Mesmo nesta sexta-feira, o Salgado Filho registrou transtornos com nevoeiro. O terminal reabriu para pousos apenas às 8h49min desta sexta-feira. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), às 7h35min o aeroporto fechou para pousos devido à neblina na zona Norte de Porto Alegre. Das 33 partidas programadas, ocorreram cinco cancelamentos. Das 19 chegadas previstas, quatro foram canceladas.

Bookmark and Share