Correio do Povo

Porto Alegre, 18 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
15ºC
Amanhã
17º 26º


Faça sua Busca


Notícias > Geral

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/07/2014 15:08 - Atualizado em 02/07/2014 17:30

Caminho do Gol marca a Copa em Porto Alegre

Prefeito José Fortunati disse que a cidade recebeu 150 mil turistas de 74 países

Prefeito José Fortunati<br /><b>Crédito: </b> Tiago Medina / Especial / CP
Prefeito José Fortunati
Crédito: Tiago Medina / Especial / CP
Prefeito José Fortunati
Crédito: Tiago Medina / Especial / CP

A festa da Copa do Mundo se despediu de Porto Alegre na última segunda. Durante os dias de jogos na Capital, moradores e turistas viveram dias de glória com o Mundial dentro e fora de campo. Grandes jogos, festa entre as torcidas, bares lotados, tudo foi motivo para comemorar a Copa. Mas, a grande marca da Copa na Capital, segundo o prefeito José Fortunati foi o Caminho do Gol. O trajeto de 3,5 quilômetros, do Mercado Público até o Beira-Rio contou com mais de 100 atrações culturais, estações de serviços, praças de alimentação e pontos de wi-fi gratuitos. Nos cinco jogos houve mais de 600 atendimentos no perímetro do Caminho do Gol. A maior parte dos problemas envolveu traumas leves e consumo excessivo de bebida alcoólica. A Samu realizou 34 remoções para hospitais. Outro detalhe importante foram os carrinhos elétricos - oito ao todo - para o deslocamento de idosos e pessoas com necessidades especiais do Mercado até o estádio.

Autoridades estrangeiras prestigiaram a Copa na Capital

Um casal real, presidentes, embaixadores e representantes consulares de 18 países estiveram em Porto Alegre para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. Na partida de estreia da Capital, entre França e Honduras, o presidente hondurenho Juan Orlando Hernández veio com a comitiva para motivar a seleção. O grupo optou por se hospedar em Gramado, na região das Hortênsias.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a Porto Alegre em 17 de junho com comitiva da entidade organizadora do evento e participou de um jantar no Palácio Piratini com o governador Tarso Genro. No dia seguinte, o grupo assistiu ao partida Holanda e Austrália. A seleção europeia contou com a torcida do rei Williem Alexander e da rainha Máxima Zorriegueta, que assistiram à partida junto do governador. Foi o único jogo, até agora, que o casal holandês decidiu acompanhar no Brasil.

Na despedida de Porto Alegre na Copa do Mundo, o ministro Federal do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière, e comitiva acompanharam a classificação da seleção germânica para as quartas de final.

O último jogo também foi acompanhado pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, que considerou o resultado dos cinco jogos na capital gaúcha positivo. 

• Copa se despede de Porto Alegre
• Copa em Porto Alegre é marcada por grandes lances dentro e fora de campo

Em relação ao legado da Copa para a cidade, o prefeito lembrou que Porto Alegre captou R$ 888 milhões para a realização de 14 obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Fortunati comentou que a conclusão do viaduto da Júlio de Castilhos (rodoviária), o viaduto Pinheiro Borda, a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva e a implantação do corredor de ônibus na Padre Cacique são obras que os moradores já podem usufruir, e que ao final das outras 10 grandes obras o legado será maior ainda.

Brique da Redação Extraordinário

Além da tradicional edição dos domingos, com 299 expositores, o evento extra contou com outras 273 bancas decoradas e com peças especialmente criadas para o período do Mundial.

Viva Porto Alegre na Copa


O projeto que visava descentralizar a programação e levar a Copa para cinco regiões da cidade reuniu mais de 15 mil pessoas em oito edições realizadas nos bairros: Bom Jesus (17 e 23/6), Rubem Berta (12 e 28/6), Cruzeiro do Sul (17 e 28/6), Lomba do Pinheiro (23/6) e Restinga (12/6). As duas últimas ainda receberão mais uma edição do Viva Porto Alegre onde moradores de Porto Alegre podem assistir as transmissões dos jogos e shows com talentos locais.

Acampamento Farroupilha Extraordinário

O evento criado para aproximar os turistas estrangeiros da cultura do Estado, e que tradicionalmente ocorre em setembro, reuniu até o momento 100 mil pessoas. Ao todo, 76 piquetes oferecem oficinas das mais variadas atividades gaúchas. Vinte mil pessoas assistiram aos shows no palco central do Parque Harmonia. Outras cinco mil acompanharam o rodeio e 3,5 mil assistiram aos espetáculos e participaram do baile no Centro de Eventos.

Bookmark and Share


Fonte: Correio do Povo e Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.