Correio do Povo

Porto Alegre, 22 de Setembro de 2014


Porto Alegre
Agora
18ºC
Amanhã
19º 30º


Faça sua Busca


Notícias > Política

ImprimirImprimir EnviarEnviar por e-mail Fale com a redaçãoFale com a redação Letra Diminuir letra Aumentar Letra

02/07/2014 20:49 - Atualizado em 02/07/2014 21:38

Sem acordo com o TRE, partidos manterão cavaletes de campanha na Capital

Propaganda eleitoral em locais públicos será liberada a partir do próximo domingo

Representantes de oito partidos com candidaturas próprias ao governo gaúcho rejeitaram a proposta de acordo feita pela Justiça Eleitoral para banir cavaletes durante a campanha de 2014. O objetivo da medida, válida de início para a Capital, era evitar a poluição visual e a produção de lixo.O juiz da 2ª Zona Eleitoral, Victor Lima, que tentou a aprovação do acordo, lamentou a negativa. “Os partidos tiveram a oportunidade de evitar gastos financeiros e de poluir a cidade. Todos os acertos foram definidos hoje e a proposta não vai ser revertida”, esclareceu.

A promessa, em convênio feito entre o TRE e o DMLU, é de que no dia da eleição a limpeza ocorra de forma antecipada, e não após o término do pleito. A principal meta é evitar que santinhos jogados no chão em locais de votação permaneçam na rua durante o deslocamento dos eleitores às urnas. Se for despejado por militantes o material deve ser recolhido até as 10h.

A EPTC também estabeleceu parceria com o TRE e os agentes estão orientados a recolher veículos que promovam propaganda eleitoral irregular. Um dos exemplos é o de automóveis estacionados, propositalmente, próximos a locais de votação.

Propaganda eleitoral começa segunda-feira

A propaganda eleitoral em lugares públicos já fica liberada a partir do próximo domingo e, de segunda-feira em diante, na Esquina Democrática. Para a ocupação desses espaços pelos partidos, houve critério de sorteio e o PDT foi o mais privilegiado, sorteado em primeiro nas duas oportunidades. Com isso, os trabalhistas ficarão com o box no Brique da Redenção, no lugar mais próximo do Monumento ao Expedicionário e também com o último dia de campanha na Esquina Democrática. A realização de comícios é proibida nesses pontos, mas está liberada em outras áreas da cidade, como o Largo Glênio Peres.

A presença de militantes com cartazes ou bandeiras em rótulas, túneis e viadutos está vedada. A intenção é não distrair a atenção de motoristas e pedestres, causando riscos ao trânsito. Passeatas e carreatas estão liberadas, mas devem ser comunicadas com antecedência à EPTC.

No Acampamento Farroupilha, a propaganda eleitoral, com a distribuição de santinhos, está proibida. Materiais divulgados de forma irregular, aprendidos pelo TRE, não serão devolvidos e terão como destino um depósito do DMLU, no bairro Lomba do Pinheiro.Durante a campanha deste ano, um juiz eleitoral e dez promotores vão atuar em conjunto, fiscalizando a propaganda eleitoral nas ruas de Porto Alegre.

Bookmark and Share

Fonte: Voltaire Porto / Rádio Guaíba






O que você deseja fazer?

Busca

EDIÇÕES ANTERIORES

Acervo de 09 de Junho de 1997 a 30 de Setembro de 2012. Para visualizar edições a partir de 1 de Outubro de 2012, acesse a Versão Digital do Correio do Povo. No menu, acesse “Opções” e clique em “Edições Anteriores”.