De Zendaya a Dorival Caymmi nos cinemas gaúchos

De Zendaya a Dorival Caymmi nos cinemas gaúchos

Destaques das estreias desta semana nas telonas reúnem dramas com direções italianas, um urso terrível e obras musicais

Marcos Santuario

Rivais conta a história de Tashi Duncan, interpretada por Zendaya, uma grande jogadora de tênis

publicidade

Entre as novidades nas telonas que valem destaque está o drama “Rivais”, produção norte-americana, dirigida pelo italiano Luca Guadagnino, o mesmo de diretor, produtor e roteirista de cinema italiano o mesmo de “Me Chame Pelo Seu Nome” e “Suspirira”. O diretor reuniu a uma das principais atrizes do momento, Zendaya, e a colocou em um triângulo amoroso com Josh O’Connor e Mike Faist. Assim, produção acompanha Zendaya como Tashi, uma tenista talentosa que se torna treinadora do próprio marido, um jogador medíocre. No meio do processo de transformá-lo em campeão mundial reaparece o ex-melhor dele, que também é ex-namorado de Tashi. Daí em diante, a rivalidade se transforma em triângulo amoroso que reacende conflitos pessoais.

Outra novidade que vale a pena ser vista é “La Chimera”, com direção da italiana Alice Rorhwacher, com Josh O’Connor, Carol Duarte, Alba Rohrwacher e Isabella Rossellini. Sucesso nos festivais de Cannes, de Rotterdam e da Mostra de Cinema de São Paulo, o drama mostra Arthur como um jovem arqueólogo inglês que perdeu seu grande amor e volta ao lugar onde a conheceu, na região italiana da Toscana. Lá se associou a um grupo de ladrões de túmulos antigos e vive uma aventura entre o mundo dos vivos e dos mortos, a floresta e a cidade, as celebrações e a solidão. Uma produção com toques de realismo mágico.

E para os amantes de suspense e terror, a novidade é “Ursinho Pooh: Sangue e Mel 2”, do britânico Rhys Frake-Waterfield, ambientada cinco meses após os eventos do primeiro longa. Na cidade assombrada por um passado sangrento, Christopher Robin luta para superar os traumas deixados pelos terríveis assassinatos na floresta. Enquanto a cidade o culpa pelas mortes, Ursinho Pooh e seus aliados tramam uma vingança terrível, desencadeando uma nova onda de crimes brutais.

MUSICAIS

Do Brasil chegam duas obras com toque musical. A primeira delas é “Dorival Caymmi - Um Homem De Afetos”, da cineasta e jornalista Daniela Broitman. Depois de ter realizado outro documentário, “Marcelo Ayuca no Caminho das Setas”, a diretora propõe agora uma viagem deliciosa pelo universo do cantor e compositor que revolucionou a canção no Brasil. Caymmi influenciou gerações de músicos, abrindo caminho para o que conhecemos como Bossa Nova e a Tropicália.

Já “Aumenta Que É Rock‘n‘Roll”, de Thomas Portella, reúne Johnny Massaro e Marina Provenzzano e os coloca em um Brasil de 1982. Os jovens sonhadores e amigos tiveram a ideia de criar uma estação de rádio dedicada ao rock. Os personagens de Massaro e Marina se reúnem a profissionais competentes da área e criam a Fluminense FM, com programação focada no gênero que atraía ouvintes e novos artistas. Famosa como “Maldita”, a rádio inovou com locutoras, ajudou muitos grupos musicais, e participou do primeiro Rock in Rio. União de história e musicalidade.

Acompanhe o comentário do crítico Marcos Santuario sobre as estreias da semana nas telonas:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895