Documentário encerra atividades do Verafro

Documentário encerra atividades do Verafro

Trabalho coletivo é um dos destaques do evento

Trabalho coletivo é um dos destaques do Verafro

publicidade

O Verafro - Verão Afro Performativo Pretagô Espiralar Encruza espalhou reflexões e propostas para seguir o caminho pela arte ao longo de três meses. O festival propôs oficinas de funk para crianças, literatura, dança, teatro. Levou aos seus canais entrevistas com artistas e pesquisadores, debates sobre a cena negra na atualidade e leituras dramáticas. Os artistas dos grupos Pretagô e Espiralar Encruza, reunidos, abriram possibilidades e estratégias de criação de futuros cênicos para Porto Alegre e no encerramento, hoje, às 20h, apresentam mini documentário, no canal do YouTube. Após haverá live em forma de festa, com a DJ Suelen, éla plataforma Zoom, com acesso gratuito.

Intitulado “Verafro: Futuros Negros no Sul do Brasil”, narra todo o processo de realização do projeto a partir do encontro desses dois grupos, no verão pandêmico de 2021. A narrativa traz o processo de criação, gestão, produção de um evento artístico pautado pelas vidas e experiências de jovens artistas, negros e negras, que habitam a capital gaúcha e o mundo. Um imaginário positivo e vivo alçado em espaços de decisão e poder que promovem para Porto Alegre a criação de novos caminhos cênicos, contrapostos aos modelos hegemônicos.

“Dirigido coletivamente pelos dois grupos e por Thiago Lazeri, esse trabalho poético visual é bastante experimental e tem como fio condutor o próprio festival e seus desdobramentos. É arte negra na pandemia, inspirada no afrofuturismo e realizada em um local de produção artística segura, trazendo fortalecimento e subjetividade”, afirma Thiago Pirajira, integrante do Pretagô. O projeto foi viabilizado pela Li Aldir Blanc, através da Secretaria de Estado da Cultura do RS e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895