Exposição marca 40 anos da banda Os Replicantes

Exposição marca 40 anos da banda Os Replicantes

Mostra abre nesta quarta-feira no Museu do Trabalho, apresentando fotografias, cartazes e objetos de acervo

Correio do Povo

Banda Replicantes, na formação atual conta com Julia Barth, Cleber Andrade, Heron Heinz e Claudio Heinz

publicidade

A exposição “Os Replicantes – 1984/2024” tem a sua abertura nesta quarta-feira, às 19h, no Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230), em Porto Alegre. Na mostra, estão capas de discos, fotografias, matérias de jornais, folders, cartazes e letras de músicas que estão em acervos pessoais da banda e de importantes fotógrafos que registraram essa trajetória.

Os Replicantes nasceram em maio de 1984 numa garagem do bairro Floresta, em Porto Alegre. Acharam que teriam vida curta, mas chegam aos 40 anos sem nunca terem parado de tocar. Sua formação atual, que dura quase 17 anos, conta com Julia Barth, Cleber Andrade, Heron Heinz e Claudio Heinz.

Também fizeram parte da banda Carlos Gerbase, Wander Wildner, Luciana Tomasi e Ricardo Cordeiro King Jim. Nessas quatro décadas, Os Replicantes produziram 13 álbuns, mais de cem canções autorais e dezenas de videoclipes, como os clássicos “Nicotina” (um dos primeiros da história dos videoclipes brasileiros) e “Surfista Calhorda”.

O álbum de estreia, “O Futuro é Vortex” (1986) é considerado pela revista Rolling Stone como um dos cem melhores do rock nacional. Já na votação que antecedeu a edição do livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho o álbum ficou em primeiro lugar na lista dos melhores discos de rock gaúcho.

Toda esta história será retratada na exposição “Os Replicantes 1984/2024”, que permanece até 19 de maio no Museu do Trabalho em Porto Alegre. “Assim como os androides do filme, eles viram coisas que merecem serem apreciadas por todos que curtem Os Replicantes, mas, diferentemente dos fictícios, para a banda não é tempo de morrer, mas sim de dividir essas experiências sobre os caminhos percorridos na cena punk brasileira e mundial”, afirma Paola Oliveira, produtora da banda.

Além da exposição acontece o show comemorativo com todos os integrantes no bar Opinião no dia 16 de maio, bem como a produção do documentário “Seja punk mas não seja burro” que está em campanha de financiamento coletivo.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895