Filme brasileiro “Deslembro” é exibido pelo Cineclube Torres

Filme brasileiro “Deslembro” é exibido pelo Cineclube Torres

A sessão acontece nesta segunda-feira, 15, às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo

Correio do Povo

A obra, ambientada no Rio de Janeiro, é a versão ficcional da história verídica da diretora Flavia Castro, que aos cinco anos de idade, teve que deixar o país com sua família, exilados pelo regime militar

publicidade

Nesta segunda-feira, 15, acontecerá a exibição do do filme “Deslembro”, integrado no 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana do Cineclube Torres. A sessão acontece às 20h na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas (rua Cincinato Borges 420). A entrada é franca até a lotação do espaço.

A obra, ambientada no Rio de Janeiro, é a versão ficcional da história verídica da diretora Flavia Castro, que, aos cinco anos de idade, teve que deixar o país com sua família, exilados pelo regime militar. O longa teve a sua estreia mundial na seleção oficial do Festival de Veneza 2018 (Mostra Orizzonti) e conquistou vários prêmios no Festival do Rio no mesmo ano.

No filme, após seu pai desaparecer durante a ditadura brasileira, a Joana (Jeanne Boudier, alter ego da diretora) é obrigada a ir para o exílio em Paris com o resto de sua família. Quando começa o caminho da redemocratização e é decretada a “Lei da anistia”, que concedeu o “perdão” aos perseguidos políticos, a jovem deve voltar para o Rio de Janeiro e encarar tanto este passado quanto os problemas típicos de uma adolescente.

O longa integra uma trilogia da autora, que ela chama de "construção de lembranças": a trilogia começa com seu premiado documentário "Diário de uma busca" (2011), no qual se entrelaçam a trajetória de vida e a investigação sobre a morte de seu pai, e continua com a ficção apresentada em “Deslembro”. A trilogia terá seu término no mais recente longa-metragem da diretora, “As Vitrines", ainda em finalização, na qual Flavia volta à sua infância, no Chile, dias depois do golpe militar de 1973, quando muitos militantes de esquerda latino-americanos em exílio buscaram refúgio na embaixada da Argentina, um dos poucos lugares seguros em Santiago.

As sessões do 10º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana acontecem todas as segundas feiras na Sala Gilda e Leonardo até o final de abril.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895