Fotógrafos homenageiam Porto Alegre na mostra "Veracidade"

Fotógrafos homenageiam Porto Alegre na mostra "Veracidade"

Exposição gratuita será inaugurada nesta quarta-feira, 27, no Porão do Paço Municipal

Correio do Povo

O homenageado Eurico Salis é autor de “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais” e “Porto Alegre - Centro Histórico"

publicidade

Como parte das comemorações oficiais dos 252 anos de Porto Alegre, a exposição fotográfica “Veracidade” será aberta na quarta-feira, 27, às 18h, no porão do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10). A mostra reúne 36 fotógrafos, entre os quais nomes consagrados no Estado, que apresentam obras sensíveis e reveladoras da cidade. Prédios históricos, o Guaíba, monumentos e personagens das ruas estão entre as obras da mostra. A visitação vai até 31 de maio, com entrada gratuita.

O reconhecido profissional Eurico Salis é o convidado especial e homenageado da exposição, que tem curadoria de Denise Giacomoni. Outros nomes de destaque na relação de participantes são Fernando Pires, Nilton Santolin, Luiz Filipe Varella, Gerson Turelly, Guto Monteiro, William Clavijo, Heloiza Averbuck, Wanderlei Oliveira e Andréa Barros.

Como alguns artistas assinam duas obras, as paredes centenárias do porão do Paço abrigarão 43 fotos, todas em preto e branco e de 90 x 90 cm, impressas em papel fotográfico fosco. Os trabalhos registram prédios históricos, o Guaíba, monumentos, esculturas, personagens das ruas, manifestações religiosas e flagrantes do cotidiano, legitimando o duplo sentido do título da mostra: o de ver, no sentido de contemplar a cidade, e o relacionado ao caráter de verdadeiro, veraz.

“Todos os fotógrafos participantes da exposição têm a cidade de Porto Alegre como tema recorrente de sua obra, seja nos detalhes das ruas e calçadas, seja nas feições de seus moradores, seja nas janelas e portas de seus prédios e casas, seja na sombra e na silhueta de seus movimentos, suas igrejas, seus prédios históricos, e, claro, o Guaíba e seu pôr do sol”, assinala a curadora.

De acordo com Denise, a exposição quer mostrar uma cidade presente mas nem sempre vista, uma Porto Alegre “tátil, sensível, mas quantas vezes alheia aos olhos, despercebida dos sentidos de quem a vê”. O evento conta com o apoio de produção do fotógrafo Gutemberg Ostemberg, que também expõe. O designer gráfico Rafael Sgari é o responsável pela edição das fotos.

Eurico Salis, o homenageado, é autor, entre outros livros, de “Porto Alegre – Cenas Urbanas, Paisagens Rurais” e “Porto Alegre - Centro Histórico”, ambos premiados. Em 2010, o profissional, nascido em Bagé, recebeu o Prêmio Joaquim Felizardo de Fotografia. Salis já mostrou seu trabalho na Itália, França e Bélgica.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895