Maré Feminista da América Latina na Casa de Cultura Mario Quintana

Maré Feminista da América Latina na Casa de Cultura Mario Quintana

Coletivo formado por seis artistas abre exposição nesta terça-feira, dia 16, em espaço do centro cultural em Porto Alegre

Correio do Povo

Coletivo formado por Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva, Manoela Cavalinho e Raquel Brust

publicidade

Um coletivo formado por seis artistas inaugura a exposição exposição “Verter”, nesta terça-feira, dia 16, às 18h, no Espaço Maria Lídia Magliani, quinto andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736). A mostra, realizada após ó grupo colorir de verde a água da CCMQ por um dia, apresenta registros fotográficos e audiovisuais da ação que aconteceu no dia 21 de março e uma instalação pensada para o espaço.

A exposição faz parte de um projeto concebido inicialmente em 2021 e agora realizado pelo coletivo formado por Andressa Cantergiani, Anna Ortega, Cristina T. Ribas, Érica Saraiva, Manoela Cavalinho e Raquel Brust. “Verter” deseja abrir um espaço sensível para abordar a temática dos direitos reprodutivos a partir da arte. O encontro das seis artistas se dá pelo interesse comum na maré feminista que inunda a América Latina, em especial em países como Argentina, Uruguai e Brasil.

Para as integrantes do coletivo, a exposição é um momento de celebração da continuidade do contágio verde. “O público poderá se conectar com esse movimento através de uma intervenção artística coletiva. Verter é sobre as mulheres e pessoas que podem gestar cuidando umas das outras, em um diálogo íntimo e também coletivo pela autonomia dos corpos”, explicam.

Conforme Germana Konrath, diretora da Casa de Cultura, a realização da exposição contribui para promover o debate em torno do tema. “Receber essa proposta artística na CCMQ sinaliza para a abertura ao diálogo, à necessária desacomodação que a arte contemporânea tem a capacidade de provocar, por meio de um viés sensível, que agora ganha espaço em uma instituição frequentada pelos mais diversos públicos”, afirma.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895