Rádio Guaíba celebra seus 67 anos nesta terça-feira
Programação especial de aniversário começará às 6h, com transmissão do programa “Agora”, direto do Theatro São Pedro e o lançamento da nova logomarca
publicidade
A história da Rádio Guaíba se confunde com a história do Rio Grande do Sul e do Brasil. Inaugurada em 30 de abril de 1957, a rádio é conhecida nacionalmente como a “rádio da legalidade” e até hoje é a única rádio gaúcha a acompanhar de perto todos os títulos do Brasil em Copas do Mundo. Nesta terça, data em que se comemoram os 67 anos da emissora, a programação será especial. O programa “Agora”, apresentado por Rogério Mendelski, Jurandir Soares e José Aldo Pinheiro, acontece direto do Theatro São Pedro, local onde ocorreu a primeira transmissão da rádio. Na sequência, o programa “Acontecendo”, com Lasier Martins, terá como palco o icônico Estúdio Cristal, na esquina das ruas Caldas Júnior e Andradas. Ao longo do dia, uma série de ações também acontecem para celebrar a data.
A Rádio Guaíba segue no coração e na rotina dos gaúchos. Ao longo desse tempo, manteve vivo o seu compromisso de levar informação com credibilidade até os seus ouvintes, os guaibeiros. Em 2024, reforçando essa promessa com a história e o seu legado, a Guaíba trouxe de volta aos seus microfones, Rogério Mendelski e Lasier Martins. “É um momento importante e histórico. Estamos completando 67 anos e podemos dizer, com muita alegria, que estamos vivendo um dos nossos melhores momentos. Passamos por muitos desafios nos últimos anos – assim como tantas outras empresas – e temos orgulho em dizer que a maioria deles já foram superados”, ressalta o diretor Claudinei Girotti.
NOVA ERA
Para celebrar a data, a Rádio Guaíba lança sua nova logomarca. Desenvolvida em parceria com a Agência Plena, foi construída sobre três pilares; a tradição, a inovação e a transformação. Hoje a Guaíba está presente em diferentes plataformas e por isso o ícone play passa a integrar essa nova “cara” do veículo de comunicação. É uma lembrança constante das novas maneiras que a empresa encontra de levar informação até os ouvintes. “Com essa mudança, a nossa ideia é conectar todas as gerações de guaibeiros, que ainda têm no rádio o seu melhor companheiro e quem consome a Rádio Guaíba em outras plataformas. O rádio está presente em todos os dispositivos e meios. Essa transformação irá reforçar que nós também estamos”, conta a gerente de marketing Ana Carolina Aguiar.
O destaque da nova identidade visual é o novo símbolo, um grande G estilizado. “Como Guaíba é uma homenagem ao rio que banha a nossa capital, uma ponte de encontro dos diversos afluentes que formam esse belo estuário que abastece Porto Alegre, entendemos que a Rádio Guaíba é o veículo onde as notícias convergem para abastecer os ouvintes. Essa é a proposta do novo ícone”, explica o diretor de Comunicação da Plena, Alessandro Giongo. O slogan passa a ser “Conectando teu mundo”, reforçando a proximidade da rádio com os gaúchos e os ouvintes que estão em todos os cantos do mundo. Com o auxílio das redes sociais, a Guaíba possui uma comunidade fiel de ouvintes. Por isso, o slogan busca representar a presença digital da rádio com uma programação cada vez maior pensada nas novas gerações de guaibeiros.