Rio Grande do Sul marca presença no Festival Curta Cinema com cinco produções

Rio Grande do Sul marca presença no Festival Curta Cinema com cinco produções

Gaúchos estão representados na categoria principal com “Pastrana” e “Zagêro”, em festival, realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 24 de abril

Correio do Povo

Cena de 'Pastrana', de de Melissa Brogni e Gabriel Motta, sobre skatistas e amizade

publicidade

O Festival Curta Cinema chega em sua 33ª edição no mês de abril. Com um recorde de mais de 4.500 filmes inscritos, foram selecionados mais de 130 curtas-metragens de 32 países, consagrados em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim, além de obras mundialmente inéditas, que farão sua estreia no festival. Entre os escolhidos, o Rio Grande do Sul aparece com duas produções: “Pastrana”, de Melissa Brogni e Gabriel Motta e “Zagêro”, de Victor Di Marco e Marcio Picoli. A exibição gratuita acontece no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 24 de abril.

As duplas gaúchas concorrem na principal categoria do evento, a Mostra Competitiva Nacional. “Pastrana” segue a skatista de downhill Melissa, que busca construir uma homenagem para seu amigo falecido Pastrana. O curta é baseado no documentário de mesmo nome do duo e marca a estreia de Melissa na direção. “Zagêro” acompanha uma equipe composta por pessoas com deficiência.

Além disso, o estado também aparece no Panorama Primeiros Quadros, com “O Tempo”, de Ellen Corrêa. A lista tem como objetivo exibir os primeiros filmes de jovens cineastas brasileiros. O curta tem como protagonista Rodrigo, um jovem negro que mora com a mãe em um bairro central de Porto Alegre, que em uma noite chuvosa, em meio a uma crise de ansiedade, faz uma ação que muda todo contexto da relação com sua mãe. O festival também conta com o programa Interzona Midnight, inteiramente focado na nova safra de filmes de terror brasileiros. Neste segmento, o Rio Grande do

Sul tem três curtas concorrentes. Sendo eles: “Amor Irreal”, de Lucas Reis; “Olho Ruim”, de Nicolas Lobato, e “Pecã”, de Aline Gutierres.

Curta Cinema 2024

Esta edição do Curta Cinema também contará com o Prêmio Canal Brasil de Curtas que, desde 1998 é realizado nos principais festivais de cinema do país, com júris compostos por jornalistas e críticos de cinema de todo o Brasil. Os jurados escolhem o melhor curta em competição, que recebe R$15 mil e é exibido na programação do canal.

O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr.

O Itaú Unibanco patrocina o Festival Curta Cinema - 33a edição por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Curta Cinema também tem o apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através do edital de apoio à Produção de Mostras e Festivais de Audiovisual.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895