"Rita" abre a programação da "Terça Lírica"

"Rita" abre a programação da "Terça Lírica"

Projeto retoma a agenda de espetáculos que estão sendo realizados até dezembro no Memorial do Judiciário RS

Correio do Povo

Equipe do espetáculo ‘Rita’, que tem apresentação gratuita hoje

publicidade

A Terça Lírica retoma a programação de espetáculos que serão realizados entre julho e dezembro, no Memorial do Judiciário RS (ao lado do Theatro São Pedro). A série de óperas em formato “de bolso”, montadas e apresentadas didaticamente, nasceu há 12 anos com o intuito de aproximar o público do gênero e dar oportunidade aos profissionais em início de carreira. Todas as apresentações têm entrada franca.

“A Terça Lírica tem um viés didático tanto para o público se aproximar mais do gênero através de audições comentadas, quanto para os artistas que ganham experiência encenando seus primeiros papéis de ópera, gênero que vive uma grande efervescência em Porto Alegre lotando todos os teatros”, destaca o curador Flávio Leite, diretor da Companhia de Ópera do RS (CORS).

O projeto chega à segunda temporada a partir de hoje, 18h30min, com “Rita”, ópera em um ato de Gaetano Donizetti, que estreou na França em 1860. A trama gira em torno de Rita, viúva do primeiro casamento, casada novamente e dona de um albergue. Beppe, seu marido atual, sofre maus tratos da mulher. A situação muda quando retorna Gasparo, primeiro marido de Rita, tido como morto, e Beppe faz de tudo para devolver a esposa a ele.

A música de Donizetti e o estilo de técnica belcantista embalam essa ópera alegre, que terá uma versão regionalizada, onde os personagens encarnarão gaúchos tradicionalistas às lidas com esse triângulo amoroso. O elenco é composto pela soprano Gabriela Nunes, pelo tenor Felipe Bertol e pelo barítono Vinícius Braga.

O Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul – TJRS fica na Praça Marechal Deodoro, 55, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é gratuita.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895