“Um trabalho de 10 anos foi levado pela água", lamenta dono da Livraria Taverna, atingida pela enchente em Porto Alegre

“Um trabalho de 10 anos foi levado pela água", lamenta dono da Livraria Taverna, atingida pela enchente em Porto Alegre

Estabelecimento perdeu parte do acervo de livros; editor pede ajuda nas redes sociais para recuperar o espaço

Correio do Povo

A livraria fica em frente à Casa de Cultura Mario Quintana, que também foi inundada.

publicidade

A Livraria Taverna, uma das mais tradicionais de Porto Alegre, foi um dos espaços prejudicados pela catástrofe climática que atingiu a cidade nos últimos dias. O estabelecimento fica em frente à Casa de Cultura Mario Quintana, que também foi inundada.

Ederson Lopes, editor do espaço, conseguiu ter acesso à livraria nesta terça-feira, dia 7, e publicou um vídeo nas redes sociais registrando o estado em que ela se encontra. A loja foi completamente inundada, e os livros foram erguidos e empilhados em cima de mesas, mas todos os móveis foram comprometidos. Ederson lembra que as mesas e prateleiras, feitas de MDF, não resistem ao contato com a água.

"Conseguimos isolar os livros, mas parte do acervo já demonstra desgaste. Muitos títulos estão úmidos e com o papel envergado. A umidade do ar está muito elevada e, por ser um material extremamente sensível, é possível que parte do acervo também seja perdido. Não conseguimos calcular o prejuízo total por enquanto", anuncia a legenda da publicação na página oficial da livraria.

"É um prejuízo gigantesco que a gente vai ter aqui, a gente levou três anos para pagar esses móveis, e é muito triste a quantidade de perdas que não só a gente mas todo mundo em Porto Alegre e no interior do estado está tendo", disse Ederson, emocionado, no vídeo. "Um sonho e um trabalho de 10 anos foi levado pela água", ele lamenta. A livraria está aceitando doações por meio da chave pix livrariataverna@gmail.com.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895