Mulheres ganham protagonismo no design independente brasileiro

Mulheres ganham protagonismo no design independente brasileiro

Presença feminina tem se destacado em áreas como arquitetura, design de interiores e design de moda

Correio do Povo

Camila Farina lidera a iniciativa Open Design Independente

publicidade

O design independente tem sido um campo de expressão crucial para as mulheres, oferecendo possibilidades de criação, inovação e liderança. No Brasil, a presença feminina nesse cenário é significativa e tem conquistado protagonismo em áreas como arquitetura, design de interiores e design de moda.

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), a maioria dos arquitetos registrados são mulheres, representando em média 64% dos profissionais. Na área de decoração, essa presença é ainda mais marcante, com dados da Associação Brasileira de Design de Interiores indicando que 80% dos mais de 80 mil profissionais atuantes no mercado são mulheres.

A curadora de design Camila Farina é um exemplo de destaque nesses espaços. Ela lidera a iniciativa Open Design Independente, que reúne uma rede de designers empreendedores do Sul do país. Há mais de 10 anos atuando no fomento do design independente no RS, Camila, que também é pesquisadora e realizadora cultural, destaca a importância da presença feminina na área.

“Enxergo no design independente uma importante manifestação de ampliação da presença feminina no mercado. Meu propósito é ser uma força propulsora das marcas do design independente do Sul do Brasil, disseminando a cultura empreendedora e exaltando cada vez mais a presença de mulheres nessa área”, afirma.

Entre os setores que ainda precisam ser explorados por mulheres, a curadora aponta a área moveleira e a docência. Além disso, relembra que a história do design também mostra uma herança de exclusão e luta para as mulheres:

“Na Bauhaus [escola de arte vanguardista], por exemplo, as mulheres inicialmente foram direcionadas para trabalhos considerados mais "femininos", como têxteis e cerâmica, enquanto os homens dominavam as áreas consideradas mais prestigiosas, como a arquitetura e o mobiliário. Nomes como Gunta Stolz e Marianne Brandt tiveram que lutar para participar de aulas exclusivamente dedicadas aos homens e para mostrar aos seus professores seus talentos e habilidades”, conta a curadora.

Design do Sul Global

Artistas gaúchas marcaram presença na Design Week paulista, entre elas Claudia Casaccia e Luciana Bulcão, mostrando a potência da criatividade feminina, a importância de ter mulheres apoiando o trabalho de outras e como essas iniciativas fortalecem a cultura gaúcha e brasileira.

A arquiteta Claudia Casaccia se inspira em elementos da arquitetura brasileira como o cobogó e o ladrilho hidráulico em suas coleções de joalheria em resina. Recentemente, fez parte do grupo de designers independentes, capitaneados por Camila, que integrou a programação da tradicional Feira na Rosenbaum, parte do circuito da DW! Semana de Design 2024, em São Paulo.

“Testar a aceitação do meu trabalho em outros públicos, vivenciar a diversidade cultural do nosso país e estreitar os laços com clientes que já são fãs em uma feira de grandes proporções foi incrível. A Camila escolheu um time muito representativo e foi imprescindível ter ido até lá e ver de perto como tudo funciona”, ressalta.

Veja Também

À frente da marca Dona Rufina, Luciana Bulcão produz peças em parceria com artesãs do Pampa Gaúcho, trazendo visibilidade para uma arte centenária e que conta parte da história do Rio Grande do Sul. “A marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho, priorizando o local, mas com visão global”, explica.

A marca de slow fashion, produz bolsas e acessórios sob demanda produzidos nas cidades de Bagé e Lavras, se preocupando com a sustentabilidade na moda, dando um novo destino para parte da lã produzida na região que estava sendo descartada.

Marca Dona Rufina produz peças em parceria com artesãs do Pampa Gaúcho | Foto: Divulgação / CP

Galeria e feira de design em Porto Alegre

Desde o final de 2023, o design gaúcho tem espaço privilegiado em Porto Alegre, com a abertura da Independente Galeria de Design, na Travessa da Paz, 44, no charmoso bairro Farroupilha.

Com curadoria de Camila Farina, o espaço reúne designers que participam da organização Open Design Independente, expondo e comercializando peças exclusivas, com renovação e lançamentos mensais.

Além de realizar feiras, a galeria também traz luz para a cena e destaca a originalidade do design independente do Sul com exposições sazonais de mobiliário, decoração e moda.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895