É tempo de pensarmos em nós

É tempo de pensarmos em nós

Não falamos sobre nossas ansiedades, nossos medos, nossas tristezas, pois compartilhá-las é admitir fraqueza.

Alvoni Medina

publicidade

O início de um novo ciclo traz o sentimento de paz e renovação, mas nem todos compartilham da mesma alegria. Para alguns, a ansiedade, tristeza e mazelas do ano que passou se arrastam para o novo, representando um peso impossível de sobrepor.

Quando falamos em bem-estar mental, parece-nos claro que buscamos melhorar a vida dessa pessoa. Com certeza, é o que queremos, mas não devemos ignorar que o cuidado com a saúde mental é necessário a todos.

Como sociedade, ainda falamos pouco sobre a importância do cuidado com a mente em nossa vida. Em relação à saúde mental, essa tem sido um tabu desde tempos imemoráveis. Não falamos sobre nossas ansiedades, nossos medos, nossas tristezas, pois compartilhá-las é admitir fraqueza.

Pensando além dos adultos, foi apenas em 2021 que a Sociedade Brasileira de Pediatria incluiu a saúde mental em crianças e jovens no Tratado de Pediatria, publicação voltada a profissionais da área. Um em cada sete jovens são diagnosticados com distúrbios mentais, segundo relatório da Unicef, e mais de 45 mil adolescentes cometem suicídio todo ano no mundo.

Esses números e situações mostram a importância da conscientização e da busca por ajuda. No início de cada ano, a campanha Janeiro Branco informa a sociedade sobre saúde mental. É uma importante ação que transformei em lei em 2019, criando também o Mês de Estímulo aos Cuidados e à Conscientização da Saúde Mental e Emocional em Porto Alegre.

A campanha insere a temática na mídia e oportuniza a criação de ações de conscientização por todo o município, trabalhando em prol da qualidade de vida dos cidadãos.

A área da saúde está necessariamente ligada ao Janeiro Branco. Nossa capital gaúcha tem dois locais de atendimento 24 horas nos quais o porto-alegrense pode encontrar ajuda especializada. O Plantão de Emergência em Saúde Mental IAPI (rua Três de Abril, 90) e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151) diariamente recebem pessoas, realizam avaliações e as encaminham para os serviços competentes, salvando milhares de vidas nesse processo.

O cuidado com a saúde mental é responsabilidade de todos. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos se beneficiam do bem-estar psicológico. Não podemos deixar que crenças antiquadas de vergonha em falar sobre distúrbios mentais comprometam a saúde do povo. O porto-alegrense merece viver bem. É tempo de pensarmos uns nos outros, é tempo de pensarmos em nós.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895