Educação financeira é o caminho

Educação financeira é o caminho

Busca por Soluções no Mundo do Crédito

publicidade

De cada 10 gaúchos, três vivem sob a pressão do crédito restrito. Conforme o Indicador de Inadimplência CDL POA de dezembro, elaborado desde fevereiro de 2022, o percentual de adultos com restrição em crédito, cheque e protesto, somou 30,65% para o Rio Grande do Sul e 33,18% para Porto Alegre no mês. Não existe solução milagrosa para esta situação, porém a educação financeira é o caminho mais consistente – e, por isso, com chances de ser eficiente – para ensinar e preparar as pessoas a lidarem melhor com seu dinheiro, orçamento e necessidades. 

Tanto não é fácil que o PL 231/2015, da então deputada estadual Any Ortiz, sobre a inclusão do tema “Educação Financeira” nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados do RS, precisou tramitar sete anos na Assembleia até se tornar lei. O propósito é que, ao capacitar crianças e adolescentes, a escola possa lhes oferecer, além de uma formação mais independente, um conhecimento para toda a vida. 

De sua parte, a CDL POA criou o canal no Instagram “Me Conta, Renê”, um ponto de contato da entidade com o consumidor para promover a educação financeira em um contexto de consumo sustentável, falando diretamente com o público. O Renê é um personagem desenvolvido no Super Feirão Zero Dívida de 2020 e ganhou esta personalidade sintonizada com o canal: favorecer um ambiente para a renegociação de dívidas e o equilíbrio financeiro das famílias. 

Com uma linguagem informal e espontânea, o “Me Conta, Renê” oferece dicas de educação financeira e trata de temas que abordam o universo do crédito, com a finalidade de estimular a adequação das finanças pessoais e de servir como meio para divulgação do Centro de Atendimento ao Consumidor da CDL POA. O ano está começando e pode ser um estímulo para introduzir mais informações e ações de educação financeira no cotidiano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895