SOP: 134 anos mirando o futuro

SOP: 134 anos mirando o futuro

Por Izabel Matte*

Correio do Povo

publicidade

Em 1890, quando a Secretaria de Obras Públicas foi criada, a face do Rio Grande do Sul era muito diferente. Parte dessa mudança decorre do trabalho da própria secretaria, presente em cada prédio público construído, reformado e restaurado. Desde o 21 de março daquele ano, e até 1935, o Estado contou com somente três secretarias: além da SOP, as da Fazenda e do Interior –– suas irmãs mais antigas. A partir da Secretaria de Obras Públicas nasceram, por exemplo, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, as secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, Transporte, Energia e Comunicação e Trabalho e Habitação, a Corsan e as fundações Zoobotânica e Metropolitana de Planejamento. Foi das mãos dos servidores da SOP que surgiu o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), que abriga 24 estruturas administrativas, além do gabinete do vice-governador.

Ao longo dos anos, mudanças se fizeram necessárias. Desde 2023, a SOP passa por uma ampla reestruturação, não só de espaços, mas de novos processos, tecnologias e gerenciamento. Adotamos, na elaboração dos projetos, a metodologia BIM (Building Information Modeling), que otimiza os processos para projeto, orçamento e construção e aproveitamento dos espaços, estando em consonância com o mercado e com a nova Lei de Licitações. Para qualificar a manutenção das escolas, lançamos atas de registro de preços, forma inovadora de contratar empresas para agilizar a resolução de demandas nos prédios escolares.

Focamos, desde o início da nossa gestão, em investir em conhecimento para os servidores da SOP, promovendo integração entre departamentos, dando mais agilidade nas respostas, mais qualidade nos trabalhos e maior organização interna. Nos seus 134 anos, a Secretaria de Obras Públicas está cada vez mais atual e audaciosa em cumprir com seu compromisso: atender às necessidades atuais e futuras da população, melhorando a qualidade de vida dos gaúchos.

*Secretária de Estado de Obras Públicas


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895