Trate sua voz com carinho

Trate sua voz com carinho

Dr. Nédio Steffen - Doutor em Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Correio do Povo

publicidade

Em abril realizamos a semana nacional da voz e comemoramos o dia mundial da voz, no dia 16. Desde 1999 o Brasil, através de entidades voltadas para a otorrinolaringologia, realiza a campanha nacional voltada para os cuidados com a voz propondo a que a sociedade de modo mais amplo, preste atenção às patologias que atingem a região do aparelho fonador e, portanto, a voz.

A partir de 2003, Estados Unidos, Europa e América Latina, através do protagonismo brasileiro, se uniram para estabelecer o dia mundial da voz, e assim transformar o dia 16 de abril em um dia focado nas patologias das cordas vocais e da laringe.

Com a frase, Trate sua voz com Carinho e a ajuda de centenas de figuras públicas entre elas o Rei Pelé, conseguimos ao longo de mais de vinte anos sensibilizar as pessoas sobre patologias que precisam ser diagnosticadas precocemente a fim de que se preserve a voz.

A campanha do primeiro dia mundial da voz partiu de Porto Alegre, de uma agência de publicidade sediada na capital dos gaúchos e realizada por publicitários e médicos locais. O movimento iniciado no Brasil, protagonizado por gaúchos, hoje é um movimento mundial. Continuamos com altos índices de doenças na laringe no Brasil e no RS, mas muitas pessoas receberam mais informação sobre a alta incidência destas patologias e foram diagnosticadas precocemente.

A laringoscopia é um exame rápido, dura de 5 a 10 min, normalmente, e deve ser realizado sob anestesia (local) tópica da faringe e laringe supraglótica. O paciente encontra-se sentado e, normalmente, introduz-se o laringoscópio pela boca até alcançar a faringe.

Porto Alegre também sedia um dos mais aclamados projetos que apoio a pacientes, o coral "Sua Voz" criado em 2011 que conta com 30 “pacientes-cantores” e se reuniu para celebrar a vida nas festas de fim de ano. Ele é formado por pessoas que foram diagnosticadas com câncer de laringe.

Precisamos realizar mais mutirões de laringoscopia em todas as regiões do Estado do RS. O câncer de laringe representa 25% dos tumores malignos que aparecem na região da cabeça e do pescoço e o RS é uma das regiões mais incidentes do mundo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895