UniRitter reforça importância da vacinação pet no Julho Dourado

UniRitter reforça importância da vacinação pet no Julho Dourado

Todos cães e gatos devem ser vacinados anualmente como forma de prevenção de doenças graves para pets e tutores

Luciamem Winck

Com o avançar da idade, as idas ao veterinário e ambientes hospitalares se tornam mais frequentes

publicidade

O Complexo Médico Veterinário UniRitter aderiu ao calendário colorido do mundo animal, que promove prevenção e conscientização sobre a saúde dos pets. Este mês é o Julho Dourado, que destaca a vacinação, de forma a prevenir doenças graves e zoonoses, aquelas infecções transmitidas entre animais e pessoas. “Os bichinhos podem ser vetores de doenças fatais, porém preveníveis, como a raiva. A vacinação de cães e gatos é fundamental tanto para a saúde dos pets, quanto dos tutores”, alerta a professora de Medicina Veterinária da universidade Mariana Caetano Teixeira. Algumas vacinas são consideradas essenciais para cães e gatos: a antirrábica é a principal delas e comum a ambos.

“Além da prevenção da raiva, a vacinação vai ser diferente para cada animal. Para cães, há vacinas múltiplas com antígenos essenciais, para combater parvovirose, cinomose e hepatite infecciosa caninas, por exemplo. Para gatos, as vacinas múltiplas vão incluir antígenos contra parvovirose, herpes e calicivirose felinas. Atualmente, o consenso latino-americano recomenda incluir a vacina contra a FelV (leucemia viral felina), doença que se tornou bastante comum”, orienta a professora. O Brasil não tem um protocolo para vacinação de outros tipos de pets. Animais não-convencionais, a exemplo de coelho e hamster, não contam com vacinas específicas disponíveis. Mas há, pelo menos, uma exceção: “Os ferrets ou furões têm risco de desenvolver cinomose e devem receber a vacina canina isolada”, indica a profissional.


Ato médico


Outras vacinas para cães e gatos podem ser recomendadas pelo veterinário, de acordo com o estilo de vida e ambiente onde vive cada animal. O profissional também deverá explicar a regularidade e o nível de eficácia dos antígenos. Assim como as vacinas humanas, os imunizantes para pets também podem não impedir totalmente o desenvolvimento das doenças, mas melhoram a proteção do animal, que manifesta sintomas mais leves e com menor risco de transmissão. “Vacinação é um ato médico e faz parte da consulta, onde o veterinário vai avaliar se o animal tem alguma comorbidade e prestar todos os esclarecimentos. O pet deve estar saudável para receber a vacina”, destaca Mariana.


Fundamental é que todos os imunizantes estejam regularizados e atualizados anualmente. “A vacinação é considerada anual. Se estiver atrasada, ela pode e deve ser retomada a qualquer momento. Existe um mito de que animais que não vão para a rua ou não têm contato com outros pets, especialmente no caso dos gatos, não precisam de atualização das vacinas, mas eles têm contato com os tutores”, adverte a professora, lembrando que muitas doenças transmissíveis têm o ser humano como vetor, que pode levar para dentro de casa ectoparasitas nos calçados ou outros objetos.


Saúde em qualquer idade


A ideia de que apenas filhotes precisam de esquema vacinal também é errada. Com o avançar da idade, as idas ao veterinário e ambientes hospitalares se tornam mais frequentes. “Nesta fase, surge uma nova janela de risco de infecções. O animal idoso tem uma baixa na imunidade e fica mais exposto, devido à rotina de consultas e exames. É muito importante a proteção da vacinação”, esclarece a veterinária. Mas nem só os bichos mais velhos devem fazer check-ups regulares. A prevenção de doenças graves e zoonoses também passa por uma avaliação, ao menos anual, da saúde do pet, com exame de sangue para determinar o status geral do paciente.


Complexo Médico Veterinário


A UniRitter é a única Instituição de Ensino Superior privada de Porto Alegre com um Complexo Médico Veterinário, que conta com infraestrutura completa e oferece todas as vacinas essenciais para cães e gatos. Os imunizantes estão disponíveis para aplicação em atendimentos com hora marcada, de segunda a sexta-feira, no campus FAPA. Também é possível realizar consultas e exames de rotina. As segundas à tarde são reservadas para atendimento exclusivo aos felinos. Para consultar horário e valores, contate (51) 3230-3350 por WhatsApp ou (51) 3230-3345 por telefone além do portal www.uniritter.edu.br. Através de projetos de extensão, a UniRitter também promove o PetAcolhe, com mutirões de consultas e vacinação, tanto no campus FAPA quanto em comunidades carentes. Para acompanhar, siga o Instagram @uniritter.


Calendário colorido


O calendário colorido do mundo animal faz alusão à medicina humana, atribuindo cores a cada mês para chamar a atenção para problemas de saúde que podem ser prevenidos ou tratados quando diagnosticados precocemente. Algumas doenças conhecidas entre os humanos também acometem os pets, assim, há o Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e o Novembro Azul, ao câncer de próstata. Outros problemas afetam mais especificamente os bichinhos: o Abril Laranja é dedicado ao combate à crueldade e o Dezembro Verde, ao abandono animal, por exemplo. “O objetivo é conscientizar e criar a cultura na população para trabalhar com prevenção de males em seus pets, através de vacinação, consultas e exames de rotina. E também orientar sobre doenças, inclusive incuráveis, mas com tratamentos que permitem assegurar a qualidade de vida aos animais, quando identificadas de maneira ágil”, explica Mariana.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895