Tan e Seal mostram suas qualidades em teste na pista da BYD

Tan e Seal mostram suas qualidades em teste na pista da BYD

Elétricos exibem sua performance e versatilidade

Correio do Povo

Teste de pista em Tuiuti provou performance dos elétricos BYD

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A partir das 8 horas da manhã da quarta-feira, a BYD concentrou sua equipe de engenharia e marketing no Brasil, juntamente com jornalistas especializados e pilotos de testes da TSO, empresa que organiza e acompanha testes promovidos por montadoras, no Haras Tuiuti. O motivo era mostrar de forma prática e contundente para a imprensa o SUV Tan de segunda geração e o sedan esportivo Seal, que faz sucesso no mercado brasileiro. O Seal ultrapassa o Toyota Corolla em vendas.

Na sinuosa e desafiadora pista asfaltada de 2700 metros, a equipe iniciou os testes com o SUV Tan, passando posteriormente para o Seal. Foram realizadas 17 voltas com o Tan e 10 voltas com o Seal, incluindo testes de aceleração plena, frenagem brusca, e trocas de trajetória em alta velocidade, proporcionando uma completa avaliação técnica dos produtos.

SUV Tan foi a grande novidade do teste | Foto: Renato Rossi / Especial CP

O Tan, com 4m97cm de comprimento, apresenta um grande porte que não compromete sua agilidade e velocidade. Sua potência total de 517hps vem de dois motores elétricos instalados nos dois eixos, gerando um torque máximo de 69.4 kgfm que pode pressionar o corpo contra o banco em acelerações mais fortes.

Alcança de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos, uma marca mais comum em carros esportivos do que em SUVs com sete lugares, como o Tan, que essencialmente é familiar e pesa mais de duas toneladas. Seu refinado interior, com bancos ergonômicos em couro Nappa, painel revestido em camurça, seletor de marcha iluminado e nova iluminação ambiente com 31 cores disponíveis, oferece um ambiente de conforto. Destaque também para o sistema de infoentretenimento rotativo de 15.6 polegadas e o sistema de som Dynaudio com 12 alto-falantes.

| Foto: Renato Rossi/ Especial / CP

A plataforma especializada da BYD exposta próxima à pista impressiona pela robustez das travessas em aço de alta resistência e pelas "bolsas de ar" que têm a função de amortecimento no eixo traseiro. Durante os testes na pista desafiadora, ficou evidente que o Tan é um veículo pesado, sujeito a forças inerciais em curvas, exigindo cuidado redobrado na pilotagem em velocidades elevadas, que só são permitidas em pistas de testes e autódromos.

A fera Seal

O Seal, estacionado ao lado das pistas, aparentava ser uma fera pronta para atacar. Se fosse um animal, seria o Leopardo, o mais veloz e agressivo dos grandes felinos. No entanto, o Seal não é um animal feroz, mas sim um produto competente nos fundamentos, com comportamento agressivo. Embora não seja um desafio constante como um Porsche Carrera GT, exige uma pilotagem calculista para entregar sua forte performance dentro de parâmetros de segurança. Os dois motores elétricos do Seal somam 531 hps, com um torque impressionante de 59kgfm, levando-o de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos, embora sua velocidade máxima seja de 190 quilômetros por hora.

Graças à tecnologia Cell to Body, a bateria do Seal se integra ao assoalho, rebaixando o centro de gravidade e aumentando a rigidez torsional. Nas múltiplas curvas do circuito de testes em velocidades elevadas, o Seal mantém-se rente ao solo, auxiliado pela carroceria que é 10mm mais baixa em relação a um sedã convencional. O Seal mostrou uma performance veloz e segura na pista, comparável aos esportivos alemães. A BYD busca tornar o Seal mais competitivo em preço e performance no mercado, tanto nacional quanto internacional. Para garantir sua velocidade e segurança, o sedan da BYD integra uma avançada suspensão double wishbone na dianteira e uma multibraços com cinco pontos de apoio na traseira. Com alto nível de inteligência artificial nas múltiplas câmeras, radares e sensores, o Seal monitora em tempo real tudo que acontece ao seu redor, garantindo uma experiência de condução segura e agradável.


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