"As Bestas" (As Bestas)

"As Bestas" (As Bestas)

Filme em coprodução de França e Espanha apresenta uma história de tensão marcada entre vizinhos num vilarejo espanhol

Correio do Povo

O francês Antoine, vivido por Denis Ménochet (D) é frequentemente agredido pelos moradores do vilarejo, mas raramente responde às provocações

publicidade

CHICO IZIDRO
"As Bestas" (As Bestas), é dirigido pelo espanhol Rodrigo Sorogoyen, sendo uma coprodução entre França e Espanha, mostrando um conflito entre moradores de uma região espanhola. A trama é baseada em fatos reais, e já havia sido abordada no documentário “Santoalla”, de 2016.

Denis Ménochet e Marina Foïs interpretam o casal francês Antoine e e Olga, que vivem em um vilarejo na Galícia, região no noroeste da Espanha. Eles plantam e vendem vegetais e verduras e também restauram algumas casas nos arredores da vila. No primeiro momento acreditamos que os moradores locais são xenófobos com Antoine, chamado pejorativamente de "o francês" toda a vez que entra no único bar do vilarejo, e escuta ofensas sobre as características dos franceses.

Os ataques partem, principalmente, dos irmãos Xan (Luis Zahera) e Loren (Diego Anido). Até descobrirmos que Antoine é odiado por que se recusou a assina um contrato para a construção de turbinas eólicas perto da residência deles, o que renderia muito dinheiro para os moradores.

As coisas vão num crescendo, passando das ofensas para sabotagem - os irmãos envenenam o poço da fazenda do casal, estragando toda a produção de vegetais de Antoine e Olga. Que contra-ataca, piorando mais a situação, sendo que a polícia se recusa a fazer qualquer coisa. "As Bestas" acaba descambando para uma situação trágica. Ou seja, o filme parte de uma briga entre os vizinhos, acabando com a perda da civilidade.

Além de Denis Ménochet e Marina Foïs, "As Bestas" contou ainda em seu elenco com atores não profissionais. O diretor Sorogoyen assina o roteiro com Isabel Peña. “Estudamos o caso para conhecê-lo e, assim, para nos distanciar dele, e transformá-lo em nossa ficção. Nós conhecíamos, ou acreditávamos que conhecíamos, as pessoas envolvidas. Nós sabíamos, ou pensávamos que sabíamos, suas motivações, seus sonhos. E então começamos a criar nossos personagens para a ficção. Mudamos seus nomes, idade, nacionalidade. Não queríamos contar a história verdadeira, mas algo inspirado naquele evento”, destacou.

"As Bestas" é um ótimo filme, que apesar de sua longa duração, prende a atenção do espectador, trazendo um incidente triste, que muito bem poderia ser evitado. Mas a falta de diálogo e a intolerância do ser humano parece sempre se sobressair.
Trailer:

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895