"Eu, Capitão" (Io Capitano)

"Eu, Capitão" (Io Capitano)

Filme mostra jornada de dois garotos senegaleses que tentam chegar na Europa

Chico Izidro

A produção venceu o Leão de Prata de melhor direção no Festival de Veneza do ano passado, narra a história dos primos Seydou e Moussa, que empreendem uma viagem de Dakar para a Europa

publicidade

"Eu, Capitão" (Io Capitano), direção de Matteo Garrone, apresenta a crise migratória no Mar Mediterrâneo Central, rota que leva milhares de africanos para o sul da União Europeia, especialmente a Itália. O país recebeu 158 mil migrantes forçados por via marítima apenas em 2023. Mas muitas pessoas acabam morrendo no trajeto.
Para mostrar esta migração da África para o Velho Continente, a trama foca nos primos Seydou (Seydou Sarr) e Moussa (Moustapha Fall), ambos de 16 anos. Os dois vivem em Dakar, mas sonham com um futuro melhor em terras europeias.
Os dois jovens reúnem dinheiro para poder fazer a viagem, mas são muito ingênuos. Não sabem nada do que acontece além de sua cidade natal, no Senegal. Porém, o que assistem nos vídeos das redes sociais, os fazem acreditar que a salvação está na Europa - para onde planejam ir, mesmo sem o consentimento dos parentes.
A jornada de Seydou e Moussa os leva a momentos de muita tensão e riscos, sendo submetidos a tortura, ameaças de morte caso não paguem suborno - o dinheiro que juntam é contado. Os garotos até mesmo enfrentam o forte deserto do Saara, um deles até mesmo vira escravo em determinado momento.
"Eu Capitão" é duro, mostrando que não é fácil sair de uma situação de miséria, para encarar outras situações, até mesmo de risco de morte. O filme traz até momentos de fantasia vividos pelos garotos - certamente fruto de alucinações.
"'Eu, Capitão' é fruto de várias histórias entrelaçadas de jovens que vivenciaram a travessia da África para a Europa. Ao ouvir seus testemunhos, ficou claro que suas histórias eram provavelmente as únicas possíveis narrativas épicas dos nossos tempos", afirmo o diretor Matteo Garrone.
Trailer

Leia os demais posts do blog


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895