Cervejarias viram atração turística em Santa Catarina

Cervejarias viram atração turística em Santa Catarina

Roteiro recém lançado em Joinville inclui visitas e degustações em oito fábricas e três pubs

Camila Souza

Roteiro cervejeiro recém lançado em Joinville se tornou a nova atração turística da cidade

publicidade

Quem passa as férias em Santa Catarina tem uma nova programação para incluir na agenda que não envolve praia. Um roteiro cervejeiro recém lançado em Joinville se tornou a nova atração turística da cidade, nacionalmente reconhecida pela produção de cervejas artesanais e especiais que mantém há 170 anos.

A tradição remonta a 1852, quando o suíço Albrecht Gabriel Schmalz fundou a Cervejaria Schmalz, na antiga Colônia Dona Francisca, convenientemente localizada à beira do rio Mathias. Isso facilitava o acesso à água necessária no processo de fabricação. Eram águas cristalinas que, pelo grau de pureza, deram fama às cervejas produzidas localmente.

Poucas pessoas sabem, por exemplo, que até ser desativada, em 1999, a Antarctica manteve em Joinville uma das atividades cervejeiras por 51 anos, a primeira fora do conceito artesanal. Na época, com outras fábricas espalhadas pelo Brasil, as tampinhas eram identificadas com a localidade, o que deu a Joinville o reconhecimento nacional como boa produtora de cervejas.

O desenvolvimento da atividade seguiu por décadas, boa parte passou de geração para geração, e as cervejarias passaram a atrair a atenção do público. Algumas já abriam para visitação, mas a criação da Rota Cervejeira ampliou a experiência, agregando 11 estabelecimentos – oito cervejarias e três pubs.

Conheça a Rota Cervejeira

Cervejaria Bierval: a visita é guiada pelo Val, dono e mestre cervejeiro da Bierval. Ele recebe o público e apresenta a estrutura, processos e insumos da produção, trazendo detalhes únicos, além da degustação de 4 estilos de chope. A visita dura cerca de 1h30.

Cervejaria Gutbrau: além da cervejaria, os visitantes podem passear pelo parque em meio à Mata Atlântica. A Gutbrau oferece visitas guiadas, que vão desde o pé de lúpulo até a degustação de cerveja direto do tanque. Os visitantes poderão, ainda, conhecer a história, estrutura, os processos e os insumos envolvidos na produção.

Cervejaria Haenschbier: a cervejaria tem a temática militar e a variedade de estilos para degustação – todas condecoradas com premiações. A visitação e degustação no Quartel General da Haenschbier é uma experiência para quem busca conhecimento sobre produção cervejeira (história, processos, insumos e maquinário) e é ávido por conhecer inovações de estilos. São dois tipos de pacote, com visita e degustação guiadas por especialistas.

Cervejaria Millebier: a Millebier Marquês faz a harmonização do chope artesanal com pratos no estilo "boteco alemão". As receitas exalam a rica herança dos colonizadores, garantindo uma experiência autêntica e saborosa.

Cervejaria Monte Crista: ao pé da serra do mar, a cervejaria leva o nome de um dos picos mais famosos da região. A visita guiada e degustação no bar da fábrica dura cerca de 1h30, incluindo as dependências da fábrica e apresentação dos processos produtivos. Ao final, é possível degustar as cervejas produzidas com água pura e pH ideal direto de nascentes da região, sem adição de conservantes.

Cervejaria Opa Bier: maior cervejaria da região em capacidade produtiva, a Opa Bier abre suas portas para mostrar como são produzidas suas premiadas cervejas puro malte. A experiência tem cerca de 1h30 de duração, e o visitante pode degustar uma Opa Bier direto de um tanque de 20 mil litros.

Cervejaria Rhein Bier: a cervejaria é fruto de uma tradição familiar que remonta do século 13 e que é preservada até hoje, seguindo a Lei de Pureza Alemã. Na visita guiada, é possível conhecer muito mais desta história e do processo de fabricação da cerveja.

Cervejaria River Falls: inspirada em cervejarias americanas, a River compartilha o mesmo mascote da cidade – o jacaré Fritz. A visita guiada é realizada apenas para grupos de até cinco pessoas, para que o visitante possa aprender sobre cervejas e ter uma experiência sensorial direto do balcão do bar com os proprietários. São oferecidos cinco estilos de cerveja e é possível conhecer os insumos e segredos das receitas.

Rheinkeller Restaurante e Choperia: o restaurante traz no ambiente e no cardápio as raízes germânicas da colonização da cidade. Na casa, é possível experimentar as cervejas da Rhein Bier e aprender mais sobre harmonização com a tábua Harmoniza Bier. São quatro estilos de cervejas servidas em uma tábua personalizada, junto com quatro petiscos para apresentar as nuances entre as diferentes combinações

San Julian Brewpub: o bar serve rótulos de produção própria, e o visitante faz a degustação harmonizada com três ícones do cardápio: torresmo, hackepeter e brownie. Este combo especial foi pensado para apresentar os diferentes estilos de cerveja e ensinar como harmonizá-las com os pratos.

Truck Valley Food Park: o espaço apresenta uma degustação inusitada que harmoniza as cervejas artesanais com uma das iguarias mais tradicionais da cidade: a cuca, nas versões doce e salgada.

Mais informações sobre as opções de tours da Rota Cervejeira estão disponíveis no site.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895