‘Melhor assador do Brasil’

‘Melhor assador do Brasil’

“Tenho muito respeito à nossa tradição, aprecio nossa cultura e sempre enalteço nossa culinária. Tenho cuidado com essa titulação, pois sou pertencente a um povo que é conhecido mundialmente por ter grandes assadores e donos do melhor churrasco.” Cléber Espindola da Silva

Guilherme Sperafico

Cléber Espindola da Silva

publicidade

Aos 38 anos, Cleber Espindola da Silva, mais conhecido como Magaiver, detém o título de 'melhor assador do Brasil'. O reconhecimento se deu após ele vencer o reality show “Desafio do Paleta”, da Record RS, no ano passado. O programa de oito episódios teve mais de 28 mil inscritos, selecionou 12 participantes e Magaiver saiu como vencedor. Chefe de cozinha e especialista em carnes, ele mescla a paixão pela gastronomia e a função de bombeiro em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, onde atua. Sucesso nas redes sociais, conhecido como Magaiver BBQ, inaugurou recentemente seu novo estúdio em Arroio do Sal, no Litoral Norte, para produção de conteúdos digitais.

Quem é Cleber Espindola da Silva?

Sou natural de São Leopoldo, casado, pai de três amados filhos, militar da ativa e desde adolescente tenho como hobby a paixão por assados. A curiosidade por aprender formas diferentes, manipular temperos e trazer sabores e preparos diversificados à mesa da minha família foi o impulso que me levou a procurar aprendizado. Em uma escola gastronômica de Novo Hamburgo, me formei no curso Mestre Boucherrie e me tornei especialista em carnes.

Desde quando atua como bombeiro militar e qual sua trajetória na corporação?

Aos 18 anos, incorporei-me ao Exército no 19º Batalhão de Infantaria Motorizado - Batalhão da Serra. Uma etapa inesquecível da minha vida, em que servi por 6 anos. Prestei concurso público para Polícia Militar, trabalhei no policiamento da minha cidade através do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), onde atuei por 6 anos. Sempre à procura de desafios na corporação, me formei no curso de Salva-vidas e, por 11 verões, fui deslocado para compor o efetivo dos bombeiros à beira-mar em Arroio do Sal. Era mais uma fascinante função que a vida me oportunizava. Em 2014 fiz o curso de tripulante operacional e passei a atuar nas aeronaves da Polícia Militar, com base no aeroporto Salgado Filho. Finalmente, em 2015, iniciei o maior desafio da minha carreira militar, que foi o curso de mergulhador de resgate do Corpo de Bombeiros. Após formado, passei a atuar na corporação e sigo na ativa.

Tem algum fato que marcou sua carreira?

Sim, foi em São Leopoldo no ano de 2011. Trabalhava no policiamento de rotina quando recebemos uma chamada de emergência. Fomos informados que um homem tentava suicídio na ponte velha do Rio dos Sinos. Deslocamos com brevidade e logo avistei a vítima na forte correnteza, acumulada das fortes chuvas. Aliviei o colete balístico, o resto do equipamento e saltei para resgatá-lo. O fato de ser salva-vidas foi determinante para salvar aquele homem, pois eu não utilizava nenhum tipo de equipamento de resgate aquático naquele momento. Além do orgulho nas lembranças, também fui condecorado com a Estrela de Prata - Ato de Bravura, na época pela governadora Yeda Crusius.

A paixão pelo churrasco trouxe grandes experiências?

Apaixonado por assados e pela boa mesa, após procurar aprendizado e especialização no universo gastronômico, começou uma saga fantástica na minha vida. Vivi experiências e oportunidades que jamais imaginaria. Conheci outros países e outras culturas ao participar de inúmeras competições internacionais, em que tive condecorações. Entre as mais importantes, cito o vice-campeonato de Cordeiro La Estaca na Patagônia (Argentina) e, com orgulho, sustento o título atual de campeão pan-americano de Parrilleros Ancestrais, conquistado na Venezuela.

Como descreve a participação no “Desafio do Paleta”?

O fato de participar de um reality show gastronômico em uma grande emissora como a Record RS, ainda mais de assados, já era uma realização. Ter sido selecionado entre 28 mil inscritos, em que apenas 12 participantes disputariam o título de melhor assador do Brasil, causou uma certa aflição e a sensação de responsabilidade, mas foi uma grande experiência. Cada etapa, uma nova meta. Era um adversário melhor que o outro, porém sempre tive a certeza de que, ter chegado até ali, já era uma grande conquista. Então por que não dar o nosso melhor?. Dei um passo por vez e confiei na minha paixão por servir a boa mesa, e me consagrei campeão em uma final contra um grande adversário, renomado em vários países da Europa. Utilizei da estratégia de fazer as provas como se estivesse preparando para minha família. Venci a grande final por unanimidade dos juízes e essa estratégia levo sempre. Churrasco é muito mais do que um prato servido, é o sentimento de amor do assador, repassado a quem servimos.

O que representa ser o melhor assador do Brasil?

Tenho muito respeito à nossa tradição, aprecio nossa cultura e sempre enalteço nossa culinária. Tenho cuidado com essa titulação, pois sou pertencente a um povo que é conhecido mundialmente por ter grandes assadores e donos do melhor churrasco. Desde o título, afirmo e reafirmo que essa bagagem de “Melhor Assador do Brasil” não é leve. Me faz buscar a cada dia ser melhor, mas o que garanto é ser incansável na busca por aprender e ser um representante à altura do tamanho do patrimônio cultural que é a nossa culinária.

Ter vencido a competição mudou a sua vida e como tem sido desde então?

Tive o apoio do Corpo de Bombeiros para seguir nessa saga e representar o Rio Grande do Sul no cenário mundial. Passei a sair do anonimato, com rede sociais, rádios e emissoras que passaram a me dar espaços. Oportunidades e convites surgiram. Hoje vivo experiências incríveis no segmento do churrasco, sou convidado para eventos, conheço pessoas e desbravo culturas e culinárias típicas dos diversos países sul-americanos.

Quais seus próximos passos e as novidades que para apresentar?

Agora Magaiver BBQ, como sou conhecido no segmento do churrasco, tenho meu espaço e estúdio localizado em Arroio do Sal. Lá passarão a ser gerados inúmeros conteúdos digitais, nos mais variados equipamentos, como parrilla, churrasqueira, pit smolker, forno a lenha e fogo de chão, entre outros. Trarei novidades e receitas explicativas que podem auxiliar aqueles que acompanham, para que repliquem nos seus lares. Também terei agenda para eventos corporativos e cursos presenciais no Recanto Magaiver, além da divulgação de marcas e produtos que enriquecem esse segmento encantador no universo do churrasco.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895