A situação na Allemanha

A situação na Allemanha

Correio do Povo do dia 18 de abril de 1924, sexta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Vista parcial de Berlim na década de 1920

publicidade

BERLIM, 16 — Consta que as eleições para o Reichstag serão adiadas para o dia 11 de maio.

BERLIM, 16 — Acaba de ser fundado um novo partido eleitoral, denominado União dos Indigentes.

MUNICH, 16 — Mais dois nacionalistas envolvidos no movimento chefiado por Hitler foram agora condemnados á penna de um anno de prisão em fortaleza, com effeito suspensivo.

BERLIM, 16 — O novo Banco de Desconto Ouro iniciou as suas operações, affluindo os pedidos de crédito.

DIVERSAS

“Correio do Povo” — Respeitando a praxe observada nos annos anteriores, não se trabalhará, hoje, sexta-feira, na redacção e officinas desta folha, deixando, pois, de aparecer, o “Correio do Povo”, amanhã, sábado.

Ministério da Guerra — RIO, 16 — O ministro da Guerra dirigiu ao chefe do Departamento da Guerra o seguinte aviso: “Declaro-vos que sendo o curso de commandante de pelotão de infantaria, de accordo com o artigo 2° do regulamento approvado pelo decreto n. 15.185, de 21 de dezembro de de 1921, ministrado pela Escola de Sargentos de Infantaria somente aos candidatos da 1ª Região Militar, fica por esta ordem extensivo aos candidatos da 2ª e 4ª, submettendo estes exteriormente em seus corpos a prova de sufficiencia identica á exigida para os que destinam á matricula no curso normal daquella Escola, conforme propõe o chefe do estado-maior do Exercito em officio n. 113 de 24 de março findo.

O sorteio militar — RIO, 16 — O ministro da Guerra enviou ao seu collega da pasta da Justiça, para conhecimento dos governos dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, um mappa demonstrativo dos contingentes que os mesmos Estados devem fornecer para preenchimento dos claros do Exercito e que deverão incorporar-se no dia 1º de maio próximo.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

FRANÇA

PARIS, 16 — Chegam notícias de que os sismographos de todo o mundo registraram abaldos de terra mais ou menos violentos. Na Suissa não houve, por assim dizer, povoação em que o phenomeno não se fizesse sentir, mas até agora não houve noticia de victimas pessoaes ou estragos materiaes de importancia. A cidade de Milão foi sacudida por cincoenta abalos consecutivos, o que causou grande panico aos habitantes, muitos dos quaes abandonaram as casas e fugiram para o campo. Também ali não houve desgraças pessoaes.

A importação de carne de porco frigorificada — PARIS, 16 — Foi autorisada a importação de carne de porco frigorificada de procedencia do Brasil, da Argentina e do Uruguay até 1 de setembro.

O fallecimento do sr. Francisco Behring — PARIS, 16 — Realizaram-se nesta capital as exequias do sr. Francisco Behring, director geral dos telegraphos do Brasil, aqui falecido. Assistiram á cerimonia diversas notabilidades brasileiras e francezas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

dia 18 de abril na história

  • 1882 - Nasce o advogado, escritor e editor paulista Monteiro Lobato.
  • 1942 - Inauguração da Coca-Cola no Brasil.
  • 1955 - Morre Albert Einstein, o físico que elaborou a Teoria da Relatividade.
  • 1970 - Noticiado o cerco ao capitão carioca Carlos Lamarca no Vale do Ribeira (SP) por cinco mil soldados, com fuga dos guerrilheiros.
  • 1975 - Rio Branco, a capital do Acre, sofre intervenção federal.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895