Chegada de Assis Brasil para o congresso da oposição em São Gabriel

Chegada de Assis Brasil para o congresso da oposição em São Gabriel

Correio do Povo do dia 12 de janeiro de 1924, sábado, noticiava

Renato Bohusch

publicidade

Politica rio-grandense - O congresso da opposição em S. Gabriel

S. Gabriel, 10 - Chegaram, hoje, a esta cidade o dr. Assis Brasil acompanhado de sua exma. esposa e dr. Arthur Caetano da Silva. São estes os dois primeiros politicos opposicionistas que aqui chegam para o congresso da opposição que se reunirá no dia 12 do corrente. Outros chegarão amanhã, sendo a maioria dos congressistas esperada no dia da abertura do congresso.

Tupaceretan, 10 -No trem de tabella passaram, hoje, por aqui os generaes Felippe Portinho e Leonel Rocha e suas comitivas. Seguem elles com destino a S. Gabriel, afim de tomar parte no congresso a realisar-se ali no dia 12 do corrente. Compareceram à estação muitos correligionarios que lhes apresentaram cumprimentos.

DIVERSAS

Hotel Paris - O conhecido Hotel Paris, um dos mais antigos desta capital, acaba de ser adquirido pelo sr. José Caporal. O novo proprietario pretende installar ali varios melhoramentos, podendo assim attender aos seus freguezes com o maximo conforto.

Santa Casa - Na ultima reunião da mesa administrativa da Santa Casa, foi conferido o titulo de irmão benemerito ao dr. Viterbo de Carvalho. Essa homenagem foi lhe prestada em vista dos relevantes serviços que o mesmo, ha varios annos, vem prestando, como engenheiro, aquella instituição.

Exposição de fructas e de productos derivados - Estão despertando muitos interesses entre a classe productora de fructas as taças que o Syndicato Agricola Rio Grandense entregará aos mostruarios de uva para mesa, para vinho e para pecego de exportação. Já sabemos que haverá diversos expositores que concorrerão a estes premios que, effectivamente, vêm estimular a producção e melhoramento dessas fructas, já bastante cultivadas entre nós. Enviaram sua adhesão ao certamen os srs. Cesar Oquiben, viticultor de Teresopolis, que cultiva lindissimas castas de parreira; Octavio Barreto, e irmãos que enviarão os productos de sua quinta de Canoas e a firma local J. Juelgens e Cia. que apresentará producto para o combate ás molestias e outros, das fabricas alemãs.

TELEGRAMMAS

A situação na Allemanha

Causaram sensação os assassinatos de chefes separatistas no Palatinado

Londres, 10 - Novas informações relativas ao assassinato do chefe do governo do Palatinado dizem que hontem á noite houve violentos conflictos nas ruas. Berlim, 10 - Segundo o “Franfurter Zeitung”, alem do presidente separatista do Palatinado, sr. Heintze, tres outros chefes separatistas foram mortos a tiros de revolver, no Hotel de Specia, por um bando armado.

Berlim, 11- Os assassinatos do Palatinado fizeram ressurgir repentinamente o movimento separatista. Na reunião do Conselho de Ministros discutiu-se extensamente a situação, manifestando-se os membros do gabinete perplexos diante das intenções das commissões da Rhenania e do Palatinado de estabelecerem um regulamento proprio sobre impostos. Si, por acaso os separatistas chegam a realizar o plano de impor o seu proprio sisttema de contribuição, seguir-se-á necessariamente á declaração de autonomia dessas regiões.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de janeiro na história

1913 - Nasce o jornalista e escritor Rubem Braga.

1948 - Corte Suprema dos EUA declara igualdade entre brancos e negros.

1976 - Morre a escritora Agatha Christie.

1994 - Câmara aprova retorno de servidores demitidos por Collor.

2001 - Morre Adhemar Ferreira da Silva, criador da volta olímpica.

2001 - Morre Luiz Bonfá, violinista e compositor.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895