Confusão com tiros e morte em Carasinho

Confusão com tiros e morte em Carasinho

Correio do Povo do dia 12 de fevereiro de 1924, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

General Menna Barreto

publicidade

Politica rio-grandense - Grave occorrencia em Carasinho

Carasinho, 11 - Hoje, ás 10 horas um cabo do destacamento provisorio aqui acantonado e do commando do capitão Apollinario Torres, na rua do Commercio, defronte ao hotel Rosa, após desarmar um guarda de linha do telegrapho nacional, desfechou-lhe dois tiros, errando o alvo. O general Menna Barreto achava-se no referido hotel palestrando com os amigos, e, ouvindo os estampidos, saiu para a rua, sendo aggredido e insultado pelo referido cabo, que, de revolver em punho, tentou desarmal-o. Achavam-se presentes muitas pessoas, inclusive o capitão Apollinario e o tenente Gralha que mandaram o cabo guardar o revolver e recolher-se ao quartel. O general Menna Barreto que estava ladeado por aquelles dois officiaes censurou a violencia do cabo, sendo então por elle alvejado tres vezes, da distancia de poucos passos, não lhe acertando os projecteis. O general Menna Barreto fez uso do seu revolver, desfechando um tiro sobre o seu agressor, que, ferido no coração, teve morte instantanea.

DIVERSAS

Villamento e Nova Trento -Chegou, ante-hontem, a essa capital, uma commissão composta dos srs. Adelino Sassi, Miguel Muratori, Saverio de Felippe, José Darrigo e Pedro Valentim Ely, pertencentes ao conselho municipal de Caxias, afim de conferenciar com o dr. Borges de Medeiros, sobre o Villamento de Nova Trento, séde de um dos districtos daquelle municipio. Hontem, a referida commissão foi recebida em audiencia especial pelo presidente do Estado, com quem conferenciou sobre os motivos que a trouxe a esta capital, por espaço de uma hora. Nessa conferencia nada transpirou devendo hoje a commissão regressar á cidade de Caxias.

Imprensa - Na villa de Cangussu, acaba de apparecer “O Cangussuense”, redactado pelos srs. Djalma de Mattos e Hermilio Campos. “O Cangussuense”, que é órgão da Alliança Libertadora, traz bons artigos de redacção e collaboração a par de de um bem cuidado noticiário. Ao confrade desejamos prosperidades.

Objectos perdidos - O sr. Felix H. Kessler depositou em nosso eescriptorio, uma carteira contendo avultada quantia e encontrada emfrente á villa Candida, em Canoas. Está depositado no escriptorio desta folha, um molho de chaves, encontrado nos arrabaldes do bairro da Tristeza, pelo sr. Henrique Costa.

TELEGRAMMAS

Fechamento do commercio aos domingos

Bento Gonçalves, 11 - As casas commerciaes, alfaiatarias e barbearias fecharam, hontem, suas portas. Em regosijo por esse facto os empregados do commercio offereceram aos commerciantes um churrasco que esteve muito concorrido, tendo a elle comparecido o coronel Carvalho Junior, intendente municipal, diversos funccionarios publicos representantes da imprensa, etc. Falou em nome dos offertantes o dr. Ney Wiedemann. O fechamento das casas commerciaes aos domingos e dias santos vae ser geral em todo o municipio.

Portugal

Congresso da imprensa latina

Lisboa, 11 - A bordo do “Massilia”, é esperado um grupo de jornalistas que vem assistir aos trabalhos do Congresso da imprensa latina. A Agencia Havas será representada nessa assembléa pelo sr Fourcadet .

Austria

As vitimas das avalanches

Vienna, 11 - Calcula-se em 25 o numero de mortes causadas pelas avalanches occorridas nos Alpes austriacos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de fevereiro na história

  • 1923 - Nasce o cineasta italiano Franco Zefirelli.
  • 1931 - Inauguração da Rádio Vaticano.
  • 1938 - Nasce o sambista Martinho da Vila.
  • 1974 - O escritor Aleksandr Soljenitsyn é detido em Moscou.
  • 1980 - Plano de ação do PP - Partido Popular, é lançado por Tancredo Neves.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895