Inauguração da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos

Inauguração da Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos

Correio do Povo do dia 19 de março de 1924, quarta-feira, noticiava:

Correio do Povo

Finalizado uma semana antes, o prédio amparou meninas por 81 anos

publicidade

Inaugura-se hoje a Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos

Será inaugurada hoje, no bairro Rio Branco, o importante edificio em que vae funcionar a Pio Instituição Chaves Barcellos. Com esse estabelecimento de assistencia social, que hoje vae abrir suas portas para acolher e educar numerosos seres, que doutra forma estariam fadados a uma existencia miseravel, não é só a caridade christã que se engrandece; ilustram-se tambem os nosso fóros de cidade culta, em que a philantropia já tem numerosos e notaveis momumentos, apezar das grandes lacunas que ainda se notam. E’ mais um relevantissimo serviço que a conhecida família Chaves Barcellos vem juntar a outras tantas obras de benemerencia que a tornam estimadissima da sociedade porto-alegrense.

ELEIÇÕES

Politica rio-grandense

A situação no interior do Estado

A campanha eleitoral

Santo Antonio da Patrulha, 17 - No logar denominado Costa do Miraguaya, 2° districto deste municipio, realizou-se hontem um comicio de opposionistas, na residencia do comerciante Sezefredo Torres Ramos, comparecendo aproximadamente duas mil pessoas, inclusive algumas familias. Desde cedo achavam-se ali numerosas pessoas, tendo ás 11 horas, mil cavallarianos ido ao Passo das Moças, meia legua distante, encontrar as comissões dahi e do Gravatahy, que viajavam em diversos automoveis, acompanhando-as o coronel Luiz Gomes, ex-cheve revolucionário. Essas comissões chegaram ao local do comicio precedidas de uma banda de musica e dos cavallarianos, sob a direcção do sr. Guilherme Olhwaer, sendo queimadas dezenas de foguetes e erguidos calorosos vivas, enquanto que um grupo de senhoritas lhes jogavam flores. Em seguida, o sr. José Castello Branco, advogado aqui, occupou uma tribuna ali levantada, saudando os visitantes, sendo seu discurso muito applaudido. Depois de servidos churrascos e bebidas, usaram da palavra o tenente-coronel Lafayet Cruz e os drs. Rego Lins, Eurico Lustosa e Plinio Casado, sendo seus discursos constantemente interrompidos por applausos.

DIVERSAS

O cambio

O mercado cambial funccionou, hontem, bastante frouxo, registrando-se uma certa depressão. Assim, o mercado abriu com a taxa de 6 7/32, que antes do meio dia passou para 6 3/16. Depois dessa hora, os bancos passaram a saccar com as taxas 6 3/32 e 6 1/8, taxas essas que vigoraram até ao encerramento dos negocios do dia de hontem. Quanto aos vales ouro para despachos alfandegarios, foram emittidos á razão de 5$052 por mil réis ouro.

Material ferroviário

A firma Evaristo Lopes dos Santos e Cia., propoz ao governo do Estado, tendo em vista a falta de material na Viação Ferrea, a compra de seis locomotivas e 100 vagões, a fim de serem emprestados no transporte de suas mercadorias. Entre as clausulas que figuram na proposta, consta aquella firma pagar á Viação Ferrea os fretes conforme as tarifas actualmente em vigor, podendo, porém, a firma contractante dispor do material de preferencia para seus transportes. Quanto ao material e seu valor está orçado em mais de dois mil contos de réis.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de março na história

  • 1816 - Morre Maria I, a Louca, aos 81 anos.
  • 1849 - Escravidão; por causa de um levante, no Espírito Santo, cinco escravos são condenados a morte.
  • 1870 - “O Guarani”, ópera de Carlos Gomes, estreia mundial, no teatro Scala, de Milão.
  • 1933 - Portugal; Constituição fascista.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895