Julgamento do caso da morte de Vasco Alves e outros no Supremo Tribunal Federal

Julgamento do caso da morte de Vasco Alves e outros no Supremo Tribunal Federal

Correio do Povo do dia 18 de janeiro de 1924, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A família do coronel Vasco Alves aguardava pela decisão do judiciário

publicidade

Politica rio-grandense - O caso de Alegrete

Rio, 16 - O ministro do Supremo Tribunal Federal Muniz Barreto, que havia pedido vista dos autos do caso de Alegrete, em que foram mortos o coronel Vasco Alves e outros, deu na sessão de hoje seu voto detalhado, opinando pelo não provimento do recurso interposto pelo procurador da Republica nesse Estado e pelo assistente, visto não ter podido determinar claramente os responsaveis pelo conflicto que occasionou tantas mortes e ferimentos. Em vista do adeantado da hora, o ministro Godofredo Cunha, que é o relator, desejando ainda esclarecer ao Tribunal respondendo ao ministro Muniz Barreto, requereu o levantamento da sessão, declarando que, como pretende falar longamente, melhor seria que o julgamento continuasse no proximo sabbado.

DIVERSAS

Escola Poloneza-Brasileira - Na séde da Sociedade Aguia Branca, á rua São Pedro, foi aberta a matricula para a escola poloneza-brasileira que ali funcciona.

Peste bubonica - Na cidade de Cruz Alta foram constatados por varios medicos dali, alguns casos de peste bubonica, dois dos quais tiveram desfecho fatal. Afim de formar officialmente o diagnosticio, seguiu para ali, o dr. Jandyr Maia Faillace, medico da directoria de Hygiene e que, em companhia dos collegas seus examinou alguns atacados de peste. O dr. Faillace verificou que realmente se tratava de peste bubonica, se bem que de forma benigna. Terminada a sua missão, aquelle medico regressou a esta capital, tendo ficado, em Cruz Alta, um desinfectador da Directoria de Hygiene.

Donativos valiosos - De um cavalheiro que occulta o nome, recebemos, hontem, os seguintes donativos, que revelam os seus sentimentos philantropicos: 1:000$300 para a Caixa dos Pobres do Correio do Povo; 1:000$300 para o Asilo de Mendicidade; 1:000$300 para o Orfanatho da Piedade e 1:000$000 para o Pão dos Pobres.

Objectos Perdidos - O sr. Antonio Pereira depositou em nosso escriptorio uma bolsa encontrada á rua Riachuelo. Entregamos a D. Ritoca Monteiro um barrete.

TELEGRAMMAS

Santa Catharina

Homenagem á memoria de Cruz e Souza

Florianopólis, 17 - A Academia Catharinense de Letras realizará no sabbado, anniversario da morte do poeta Cruz e Souza, uma sessão comemmorativa e romaria à herma do poeta, que será coberta de flores pelos academicos.

A situação na Allemanha

Descobriram-se preparativos para um novo golpe de Estado

Berlim, 17 - Entrevistado sobre a situação interna da Allemanha o ministro da Reichswehr, declarou que era intenção do governo abrandar as disposições do Estado de sitio de maneira a impedir que a Reichswehr continue a intervir na administração dos negocios do Estado.

Berlim, 17 - O “Vossiché Zeitung” diz que foram descobertos em Friedenschaven, preparativos para um novo golpe de Estado, que estava sendo preparado pelos communistas, foram effectuadas diversas prisões. É cada vez mais evidente que o attentado projectadpo contra o general von Seeckt fora elaborado pela associação consul.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 18 de janeiro na história

  • 1926 - Nasce o escritor Autran Dourado.
  • 1934 - Góis Monteiro é nomeado ministro da Guerra.
  • 1943 - Nasce a cantora norte-americana Janis Joplin.
  • 1984 - Maluf lança candidatura á presidência da República.
  • 1990 - O prefeito de Washington Marion Barry, é preso fumando crack.
  • 1991 - Inicia o Rock in Rio II.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895