O Cruzeiro do “Italia”

O Cruzeiro do “Italia”

Correio do Povo do dia 17 de abril de 1924, quinta-feira, noticiava:

Correio do Povo

O navio Itália fez várias visitas pelo Brasil e pelo Estado no ano de 1924

publicidade

PELOTAS, 15 — Esteve reunida a colonia italiana, afim de deliberar sobre a organização das commissões de recepção da embaixada que viaja a bordo do “Italia”, sendo tomadas varias deliberações, inclusive a do Comitato angariar os meios necessarios. O governo do municipio associa-se ás festas. O sr. Giuriati enviou o seguinte telegramma: “Teria grande prazer attender vosso desejo. Peço-vos, todavia, entender-vos com Comitato Rio Grande.” No fim da reunião, o ser. Emilio Lenzi pronunciou enthusiastico discurso sobre o significado do cruzeiro da nave “Italia”, trazendo aos itallianos distantes da Patria palavras de carinho e esperança, juntamente com attestados vivos de artes, grandezas industriaes e fulgores de civilização.

DIVERSAS

A VIAGEM DO MINISTRO DA GUERRA

RIO, 15 — O “Rio-Jornal noticia que o general Setembrino de Carvalho, que particirá depois de amanhã para esse Estado, terá pequena demora, regressando a esta capital logo após a realização do pleito. Acrescenta o “Rio-Jornal que irão em companhia do ministro os majores Euclydes Figueiredo, Oscar Lisboa, Pedro Gomes e Sebastião do Rego Barros. O almirante Alexandrino de Alencar despachará o expediente da Guerra durante a ausencia do general Setembrino.

IMPOSTO SOBRE A RENDA

A Alfandega desta capital está procedendo, de accordo com o regulamento baixado com o decreto n. 15.589, de 29 de julho de 1922, a arrecadação do imposto sobre a renda, não só dos annos anteriores, como também ao referente a 1923, conforme balanços encerrados em de 31 de dezembro do citado anno, cujo prazo para pagametgo do alludido imposto terminará a 30 de abril corrente, o que quer dizer que depois daquelle praso findo o imposto será arrecadado com as multas regulamentares.

O AUGMENTO DOS FRETES

Reuniram-se, ha dias, os agentes das companhias de vapores nacionaes, em Pelotas, afim de tratarem das novas tarifas dos fretes. Os aumentos de 20 % e 30 % entraram em vigor no dia 15 do corrente mez.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

A subscripção do empréstimo interno — MADRID, 15 — O emprestimo interno lançado pelo governo tinha sido coberto mais duas vezes, até meio-dia.

A lei do inquilinato — LISBOA, 15 — Foi approvada, pelo Senado, a lei provisoria do inquilinato depois de soffrer bastantes emendas.

A imigração japoneza — O Senado americano approvou projecto de lei que a prohibe — WASHINGTON, 15 — O Senado americano approvou o projeto de lei decidindo a exclusão da immigração japoneza dos EUA.

A prohibição da immigração japoneza nos Estados Unidos — TOKYO, 15 — O gabinete discutiu as novas restricções estabelecidas pelos Estados Unidos contra a immigração japoneza.

A condemnação de intellectuaes russos em Kiev — LONDRES, 16 — O correspondente da Agencia Reuter, em Moscou, informa que, em consequência dos reforços dos governos europeos, foi suspensa a execução dos intellectuaes que haviam sido condenados á morte pelo tribunal de Kief, por crime de conspiração contra o regimen dos soviets.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de abril na história

  • 1790 - Morre na Filadélfia (EUA) o cientista e jornalista Benjamin Franklin.
  • 1904 - Cruzador Almirante Barroso, totalmente feito no Brasil, é lançado ao mar.
  • 1961 - Invasão da Baía dos Porcos (Cuba) por mercenários apoiados pelo governo norte-amerciano.
  • 1968 - Governo Militar declara 68 municípios como de “segurança nacional” e passa a nomear os seus prefeitos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895