Realizou-se a primeira sessão preparatória no Congresso Nacional

Realizou-se a primeira sessão preparatória no Congresso Nacional

Correio do Povo do dia 16 de abril de 1924, quarta-feira, noticiava:

Correio do Povo

O Congresso Nacional ocupou o Palácio dos Arcos, no Rio de Janeiro, até 1925

publicidade

RIO, 15 — Sob a presidencia do sr. Arnolpho Azevedo, realizou-se hoje a primeira sessão preparatória da Camara dos Deputados. Foi escolhida a commissão de poderes que ficou constituida dos cinco membros seguintes: Antonio Carlos, “leader” da maioria; Herculano de Freitas, de S. Paulo; Solidonio Leite, de Pernambuco; Manoel Duarte, do Estado do Rio; Aurelino Leal, da Bahia. Está definitamente assentada a escolha do sr. Affonso Penna Junior para primeira secretario da Camara, recaindo a escolha do segundo secretario ao sr. Domingos Barbosa. Com o adiamento do pleito nesse Estado a lista de deputados constou apenas de 196 nomes, em vez de 212. Desses 196 nomes, 71 são novos deputados.

DIVERSAS

Serviço telegraphico — Em nosso serviço telegraphico, publicamos, hontem, na secção — “Politica rio-grandense” — um despacho que trazia a procedencia. Tivemos, hontem, informações que nos levaram a duvidar da procedencia desse despacho e solicitando o esclarecimentos á repartição dos telegraphos, foi ali verificado que o telegrama em questão era de Santo Antonio da Patrulha e não de São Francisco de Paula. Cabe, assim, a nós a culpa do engano que aqui assignalamos. Facto identico se repetiu hontem. Recebemos um despacho, datado de S. Paulo. Entretanto, pelo conteudo, facilmente verificamos que o telegramma não era da capital paulista e sim de Curityba.

O cambio — O mercado cambial funccionou, hontem, um tanto fraco, abrindo com a taxa de 6 7/32, que vigorou na maior parte do dia. Quasi no encerramento, a taxa acima declinou para 6 3/16. O mercado fechou fraco.

Notas dilaceradas e substituidas — A Delegação Fiscal remeteu á Caixa de Amortisação, por intermedio do commandantedo vapor “Itassucê”, uma caixa contendo 303:500$000 em notas substituidas e 123:300$00 em notas dilaceradas.

Café Nacional — Transcorreu hontem o 7.º anniversario da installação da filial da rua dos Andradas do Café Nacional.

TELEGRAMMAS

Extrangeiro

HESPANHA

A acção do directorio — Prepara-se a creação de um novo partido — Este deverá succeder no governo a dictadura militar — MADRID, 14 — De regresso a esta capital, o general Primo de Rivera declarou que o directorio decretará penas severissimas contra os autores de assaltos aos trens e a casas bancarias, que nos ultimos tempos se têm verificado. Annunciou tambem a creação, sob a egede do governo, um novo partido de união patriotica destinado a formar o instrumento que deverá succeder á dictadura militar.

PORTUGAL

O raid aereo de Lisboa a Macáo — LISBOA, 14 — Telegrammas aqui recebidos informam que os aviadores portugueses Paez e Reis foram festejadissimos em Tunis e Tripoli, onde escalaram no decorrer do raid que actualmente realizaram de Lisboa a Macáo.

FRANÇA

Uma proeza da aviação — PARIS, 15 — A aviadora Grandveaud atirou-se de um avião com um para-quédas, indo aterrar sobre a Esplanada dos Invalidos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de abril na história

  • 1866 - Guerra do Paraguai: o general Osório é o primeiro a desembarcar no território paraguaio.
  • 1989 - Nasce o ator e cineasta inglês Charles Chaplin (Carlitos).
  • 1914 - Nasce o compositor porto-alegrense Lupicínio Rodrigues.
  • 1961 - O revolucionário cubano Fidel Castro proclama o caráter socialista da revolução e funda o Partido Comunista de Cuba.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895