Reparações da Alemanha à Europa

Reparações da Alemanha à Europa

Correio do Povo do dia 29 de março de 1924, sábado, noticiava:

Correio do Povo

Capitais europeias, como Paris, preocupavam-se com a situação no continente

publicidade

A situação européa

PARIS, 28 — “Le Matin” diz constar-lhe que as commissões de peritos expõem no seu relatorio a opinião de que a Allemanha, depois de uma moratoria de tres annos, poderá pagar anualmente um bilhão e meio de marcos ouro por conta das reparações.

LONDRES, 28 — O ex-primeiro ministro, sr. Asquith, interpellou o governo na Camara dos Communs sobre varios assumptos que se relacionam com a politica externa da Grã-Bretanha e sobre varios problemas de ordem internacional que estão pendentes de solução. A primeira interpellação versou sobre a organisação e funccionamento das comissões de peritos que estudaram a capacidade productiva da Allemanha.

DIVERSAS

A elevação dos fretes nos vapores da Costeira — A Companhia Nacional de Navegação Costeira deu instrucção á sua agencia, em Pelotas, para augmentar 30 % na actual tabella de fretes, a partir de 1º de Abril vindouro. A Associação Commercial de Pelotas, sabedora da majoração nos fretes actuaes, telegraphou áquella companhia , assim como ao ser. Arthur Bernardes, presidente da Republica, fazendo-lhe ver a inopportunidade do referido augmeno, tendo, também, telegraphado á Associação Commercial de Porto Alegre, solicitando-lhe todo o seu apoio. A Associação Commercial de Porto Alegre acquiesceu ao pedido da sua co-irmã.

Juiz districtal do commercio — Noticiamos ha dias, haver sido nomeado para occupar o lugar de juiz districtal da vara civil e commercial, vago com a nomeação do dr. João Soares para procurador fiscal da Fazenda do Estado, o dr. Francisco Damasceno Ferreira. Este, segundo conseguimos saber, em carta que dirigiu ao presidente do Estado, desistiu daquela nomeação.

Notariado de Itaquy — Por acto de hontem tadado, o presidente do Estado concedeu a exoneração solicitada pelo sr. Felizberto Baptista, 1º notario da cidade de Itaquy.

Vapor “Itauba” — Este vapor, que devia chegar ante-hontem, sómente hoje fundeará no porto desta capital. E hoje partirá para o norte da Republica.

TELEGRAMMAS

Nacionais

O imposto do sello sobre leques e luvas — RIO, 28 — A commissão directora da Liga de Commercio esteve na Receboria do Districto Federal, onde conferenciou com o respectivo director sobre o modo por que deve ser dada execução ao dispositivo da lei da receita que creou o imposto de consumo sobre leques e luvas. A commissão ponderou que era impraticavel a sellagem directa desses productos, pelos prejuizos que, dahi, adviriam, dada a natureza de taes mercadorias, que não se prestam á apposição do sello. Trocadas idéas a respeito do assumpto, o director da recebedoria prometteu submeter o caso a apreciação do Ministro da Fazenda.

Vargas Villa no Rio — RIO, 28 — Chegou a esta capital Vargas Villa, o conhecido escrictor colombiano que ha muito tempo reside na Europa.

Embaixador chileno — RIO, 28 — A bordo do “Giulio Cesare”, que deixou hontem este porto, seguiu para o Chile, via Buenos Aires, o embaixador sr. Cruchaga Tocornal, acompanhado de sua exma. esposa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de março na história

  • 1549 - Fundada a primeira cidade brasileira: Salvador.
  • 1693 - Fundação de Curitiba, a capital do Paraná.
  • 1890 - Decreto reprime a subversão e o “desprestígio de autoridade”.
  • 1907 - Nasce no Rio de Janeiro o compositor Braguinha ou João de Barros (Carlos Alberto Ferreira Braga).
  • 1940 - Nasce em Sacramento (MG) o ator Lima Duarte.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895